Gazeta Itapirense

Na reta final do inverno, máxima pode atingir 39 graus nesta segunda

O inverno termina oficialmente nesta terça-feira, dia 21. Mas a temperatura continua em intensa elevação, principalmente a partir do período da tarde, devendo atingir na cidade perturbadores 38 graus positivos, conforme previsão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na quarta, 22, dia da mudança da Estação, a previsão é de que haverá um “refresco” com queda na temperatura máxima e mínima.

Nas contas do outro instituto que faz medição aqui na cidade, neste último domingo a máxima foi ainda maior, 39 graus de acordo com o CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorólgicas). Ambos os institutos convergem ainda com relação à baixa umidade relativa do ar, que pode ficar mais uma vez abaixo 20%, que traz riscos à saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos. O equipamento do CIAAGRO anotou 14,7% no domingo.

Sem qualquer previsão de chuva para o restante deste mês, corroborando com todos os alertas a respeito da pior crise hídrica em 91 anos na região Sudeste, Itapira também sofre com os efeitos da seca. Setembro de 2021 caminha para se posicionar entre aqueles que menos registro de chuva teve na recente história da cidade. De abril até agora choveu apenas 63,0 mm segundo dados do SAAE. Média de apenas 15,75 mm  ao mês até aqui. Em setembro de 2020, o total de precipitação ficou na casa dos 18,01.

Compartilhe
error: