Gazeta Itapirense

Falta de vacina faz atrasar segunda dose de quem recebeu Astrazeneca

Saúde realiza “intercambialidade” e convoca quem tomou segunda dose da Coronavac para comparecer ao local de vacinação

 

Diante do impasse surgido com a falta de doses da vacina da AstraZeneca, a secretaria municipal de saúde tem improvisado a aplicação da segunda dose em grupos cuja data para o complemento da vacinação não pode mais ser esperado, sob risco de prejuízos ao processo de imunização.
Na semana passada a equipe de vacinação da divisão de Vigilância Epidemiológica inaugurou o aqui na cidade o conceito conhecido como intercambialidade, que consiste na aplicação de uma vacina diferente na segunda dose, daquela recebida inicialmente.

Na quinta-feira, 16, foram vacinadas com a vacina da Pfizer pessoas que receberam a AstraZeneca em 23 de junho, ou antes. Nesta segunda, dia 20, das 8h00 ao meio dia, vão tomar a segunda dose (com a Pfizer) as pessoas imunizadas com a AtraZeneca no dia 30 de junho, ou antes. O esquema se repete no dia seguinte, terça- feira, 21, só que do meio dia às 15h00. Importante levar CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação.

Como as vacinas da Pfizer estão também em limite de estoque, a assessoria de comunicação da prefeitura informa que a aplicação da segunda dose da AstraZeneca daquelas pessoas imunizadas depois de 30 de junho (de 1º a 7 de julho) está temporariamente suspensa, até que seja regularizado o envio de mais doses – da própria vacina que é fabricada no Brasil pela Fiocruz, ou com novos estoques da Pfizer.

 

Coronovac

 

Por outro lado, a V.E acusa a falta de comparecimento de um grande número de pessoas que tomaram a primeira dose com a Coronavac – vacina que não está em falta – e não apareceram mais para completar a segunda dose, faz com que sejam convocadas estas pessoas Elas deverão “pegar carona” no esquema elaborado para vacinar quem vai tomar a vacina da Pfizer neste começo de semana, só que em horário invertido: ou seja, do meio dia às 15h00 nesta segunda-feira, dia 20 e amanhã, terça-feira, 21, das 8h00 ao meio dia, também no Ginásio de Esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira. Na UBS da Vila Ilze não haverá vacinação nestes dois dias.

No Ginásio de Esportes expectativa de grande movimentação já a partir da manhã desta segunda

 

 

Compartilhe
error: