Gazeta Itapirense

Itapira retoma entendimentos para fazer parte do roteiro “Caminho da Fé”

A administração do prefeito Toninho Bellini anunciou que o município retomou as conversações com os responsáveis pelo roteiro religioso denominado Caminho da Fé, para que um ramal da trilha que leva romeiros até Aparecida, no Vale do Paraíba, seja oficializado aqui em Itapira.

A assessoria de comunicação da prefeitura divulgou que a Secretaria de Cultura e Turismo, protocolou o pedido na última quinta-feira, 03. Ainda conforme aquilo que foi divulgado, uma comitiva itapirense esteve em Águas da Prata, onde fica a sede da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, e se reuniu com gestores da associação.

Participaram do encontro o atual secretário de Cultura e Turismo César Ricardo Lupinacci e o Diretor Ezequiel Barel Filho. Eles foram recebidos pela presidente da Associação, Ana Maria Costa Mancini Grings, com a gestora executiva Camila Bassi Teixeira e com a assessora de convênios Maria Monica Vieira Rosa.

De prático, o encontro resultou a promessa de que o pleito de Itapira será analisado em março deste ano, quando deverá ocorrer um encontro com representantes da cidades que já integram o roteiro. No caso de aprovação, o próximo passo seria a elaboração de um roteiro a ser definido pela secretaria de Cultura e Turismo.

 

Assunto antigo

 

O pedido de Itapira não é propriamente uma novidade. Em 2019, Ricardo Pessego, então secretário de Cultura e Turismo da gestão Paganini,  iniciou entendimentos com a mesma associação, reivindicando a inclusão de Itapira. Ele chegou a participar de um encontro da Associação, realizado em Espírito Santo do Pinhal, que contou com a participação de representantes de 23 cidades, onde fez a defesa da inclusão da cidade.

 

Roteiro

 

A secretaria de Cultura e Turismo chegou a elaborar um roteiro, que direcionava os romeiros para Serra Negra e daí para Monte Sião (MG), cidades, as quais, conforme declarou ele à época, também reivindicavam sua inclusão no referido roteiro. Ao todo o roteiro abrange 71 municípios paulistas e mineiros.

Caso o pleito da cidade seja aceito, o município deverá arcar com alguns encargos, tais como o processo de demarcação do trajeto, instalação de placas, altimetria (fixar a altitude) e distância exata do trecho. A contrapartida seria o direcionamento do fluxo de parte dos romeiros para os limites da cidade, reforçando sua vocação turística.

Inaugurado oficialmente em 2003 em Águas da Prata, a partir da experiência de algumas pessoas que fizeram o famoso Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, o roteiro vem sedo ampliado através dos anos com a inclusão de novas cidades. Do trajeto original de pouco menos de 400 quilômetros, com a criação de ramais que já chegam por exemplo à região de Ribeirão Preto (Franca é a cidade mais distante atualmente) já são 970 quilômetros documentados e catalogados pela associação.

 

Comitiva itapirense foi recebida em Águas da Prata pelos gestores da Associação Caminho da Fé

 

Compartilhe
error: