Gazeta Itapirense

Cidade registra em média quase 60 novos casos de covid por dia desde início do ano

Segundo o boletim diário divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura com dados da pandemia, na quarta-feira, 02, com 108 novos casos registrados, a cidade ultrapassou a marca de 12 mil pessoas contaminadas pela covid (números oficiais) desde a instalação do estado de pandemia a partir de março do de 2020.

Segundo as autoridades de saúde, são dois os principais motivos desta terceira onda da doença aqui na cidade – a mais grave de todas em termos de transmissibilidade – numa referência à presença da variante ômicron, de alto poder de contágio e o relaxamento das pessoas com relação a cuidados simples como uso de máscaras, higienização das mãos e, principalmente, evitar aglomerações.

O resultado prático desta combinação foi a aceleração do número de pessoas contaminadas desde o final do ano passado. Até quinta-feira,03, a cidade totalizava 2.073 casos registrados somente em 2022, quase 60 novos casos por dia.

Outro dado que demonstra que a transmissão saiu fora de controle é o fato da cidade ter superado nesta semana os 12 mil casos desde que a pandemia teve início. O número dos 10 mil casos registrados desde que a pandemia começou foi atingido em primeiro de dezembro do ano passado. Quarenta dias depois, no dia 20 de janeiro, foi registrado o número de 11 mil casos. Para se chegar aos 12 mil, foram necessários apenas 14 dias.

A marca dos 12.050 contágios veio no boletim de quarta-feira, 02 de fevereiro. Como consequência, o sistema de saúde segue pressionado. Embora em um ritmo muito menor (por causa da vacinação) do que ocorreu a partir do segundo trimestre do ano passado no pior momento da pandemia em termos de internação e óbitos, continua crescendo o total de internações tanto no Hospital Municipal, quanto na Santa Casa. Até ontem a cidade possuía 29 pessoas internadas.

Nesta semana a cidade registrou o óbito de número 315. Esse número deve crescer com o anúncio de mais um caso que estava em investigação, o qual, conforme apurou A GAZETA, deve ser divulgado nas próximas horas.

Aumento espantoso do total de infectados repercute na ocupação das vagas de UTI

Compartilhe
error: