Gazeta Itapirense

Direito do UNIESI fará “júri virtual” com participação popular

A direção do Centro Universitário UNIESI anuncia a realização neste sábado, 15 de maio, de um simulado de júri com transmissão ao vivo pela Internet a partir das 8h30. Segundo informou a coordenadora do curso de Direito, professora Denise de Souza Ribeiro, participarão estudantes de todos os semestres, envolvendo ao todo 35 deles.

Ela explicou que os novatos desempenham funções tais como testemunhas, auxiliares de sala, dos juízes; enquanto que aqueles que estão em um estágio mais avançado, exercem a função de advogados, promotores e juízes.

Em quase 18 anos da existência do curso de Direito do UNIESI, a atividade se tornou tradicional e é realizada segundo Denise, há pelo menos 14 anos, com uma interrupção no ano passado por causa da pandemia. No ano anterior (2019) os estudantes simularam o julgamento do casal Alexandra Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a filha de Alexandre, Isabella, crime que chocou o Brasil em 2008, com base nos relatos do jornalista Rogério Pagnan, autor do livro “O Pior dos Crimes”. Esta simulação acabou sendo muito comentada e o próprio autor viria um dia depois a Itapira para fazer uma palestra sobre o assunto.

O tema escolhido este ano vai abordar um suposto caso de homicídio de uma criança que teria sido cometido porque o réu não teria conseguido consumar um ato de abuso sexual. Denise disse que desde o ano passado os alunos vêm ensaiando este desfecho. Outra inovação estará no fato do Júri ao invés de ter sete jurados, dará voz para que a assistência vote pela condenação ou pela absolvição, incentivando a interação entre os participantes.

A professor Denise considera este tipo de atividade “muito importante”, segundo ela porque ajuda na aquisição de habilidades necessárias ao desempenho profissional dos futuros advogados, como por exemplo a perca da timidez, aprender a se expressar em público e revisar o conteúdo do processo penal brasileiro.

Compartilhe
error: