Gazeta Itapirense

ADI dá maior incentivo para vacinação contra a Covid-19

A Associação Down de Itapira (ADI) festeja a inclusão das pessoas com idade acima de 18 anos portadores da síndrome entre aquele grupo de pessoas com comorbidades que passam a receber a vacina contra a Covid-19. A vacinação foi programada para esta quarta-feira, dia 12 de maio, das 8h00 às 15h00 no parque Juca Mulato. Importante ter feito o cadastro no site #VacinaJá e ter o documento de comprovação da doença, além de comprovante de residência e CPF.

A coordenadora técnica da entidade, Regiane Maria Miquelini Robles Felix, explicou que a ADI vem utilizando as redes sociais para instruir as pessoas a preencherem o cadastro #VacinaJá, além da declaração necessária que atesta que a pessoa é portadora de determinado tipo de comorbidade.  No Facebook da prefeitura foram colocados os links onde a pessoa pode obter um modelo para preenchimento. No caso da declaração depois de preenchida deve ser assinada pelo médico que faz acompanhamento do paciente. A ADI está ajudando a divulgar estes dois links.

Regiane explica que portadores da Síndrome de Down podem ser mais suscetíveis em contrair doenças infecciosas. “Muitos deles apresentam quadro de cardiopatia que é outra condição que traz preocupação com relação ao risco de contágio”, observou.

Ela disse que não sabe precisar quantos seriam os portadores da síndrome com idade a partir de 18 anos aqui em Itapira, lembrando que existe parte da clientela é atendida pela APAE e existem aqueles que não frequentam entidade alguma. “Outra preocupação consiste em convencer pais destes pacientes a levá-los para tomar a vacina”, comentou. No estado de São Paulo todo a estimativa é de que sejam 66 mil pacientes em condições de receber as duas doses da vacina.

Suspensa vacinação de gestantes

Foi suspensa a vacinação de gestantes com comorbidades que seria realizada também nesta quarta-feira, dia 12. A decisão foi tomada por causa do uso de uma nota emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que fez um alerta no sentido de que o fabricante da vacina não recomenda, segundo a bula do imunizante, aplicação em gestantes.

O governo paulista, através da Secretaria Estadual de Saúde, vai redirecionar a aplicação da vacina neste grupo para que as gestantes sejam imunizadas ou com a Coronavac ou com a vacina da empresa farmacêutica Pfizer.

Compartilhe
error: