Gazeta Itapirense

Cosme e Damião é comemorado em templos de Umbanda

Nesta segunda-feira (27), é comemorado o dia de São Cosme e Damião. Ela foi introduzida no país em 1530 na igreja de Igarassu, em Pernambuco.

O dia é dedicado a celebrações religiosas em homenagem aos irmãos Cosme e Damião. Os gêmeos de origem árabe, ficaram conhecidos pelos conhecimentos médicos e caridade ao curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro.

Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos ibejis/erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.

Os templos são enfeitados com bandeirolas, desenhos coloridos e doces. Segundo a crença, Cosme e Damião teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.

Neste ano, alguns templos realizaram a festividade, porém com bastante cautela devido ao medo que a pandemia ainda causa. Outros optaram por não realizar a festa ainda.

Em Itapira, a data foi comemorada no terreiro de Umbanda Caboclo Quebra Galho e Pai José de Aruanda, localizado na Rua Piauí, próximo do Centro de Lazer.

Com número reduzido de pessoas e com muito rigor, a festividade foi realizada. Logo na entrada um arco de bexigas coloridas foi montado. No interior, próximo do altar, um bolo e uma mesa repleta de guloseimas faziam a boca salivar.

O altar foi enfeitado com muitos doces, que ao final são distribuídos dentre os fiéis.

Pai Odair, que é dirigente do templo, agradeceu ao lados de outros filhos da casa, a ajuda de todos para a realização da festividade: “Sem a ajuda de vocês todos esses anos, em especial neste nada disso seria possível. Muito obrigado”.

Pai Odair fez um agradecimento especial aos colaboradores e participantes.

A maioria do público foi formada por crianças, e a comemoração foi repleta de alegria. Todas crianças estavam felizes por estarem na festividade e ansiosas para provar das delicias. A rua ficou repleta de carros, que levaram os pequeninhos até o terreiro.

Três bolos caprichados e muitos doces marcaram a comemoração.

Na vizinha Amparo, a Tenda de Umbanda Vô Jacinto de Aruanda e Casa de Jurema Mestre Zé Pelintra também comemorou a data.

Um lindo bolo com a imagem dos santos foi feito.  Ao redor, dezenas de saquinhos de doces para serem distribuídos.

João Pedro, que é responsável pela Tenda, contou que realiza a festa desde a fundação, em 2012. Segundo ele, em 2013 ocorreu um fato que intensificou a fé dos filhos da Casa e da comunidade. Uma pessoa teria registrado boletins de ocorrência contra crianças da rua, alegando que as brincadeiras de bolinhas de gude, estariam perturbando o sossego.

Enquanto a polícia intimava os pais das crianças, os responsáveis pela tenda estavam enfeitando o terreiro para a festa, que coincidia com o dia de Cosme e Damião. Os pais das crianças, assustados, não sabiam como agir, e o pessoal do terreiro acalmou os pais. A partir deste momento, o moradores começaram a doar ainda mais doces e refrigerantes para a festa. O denunciante retirou a queixa e a graça foi creditada aos gêmeos.

João Pedro tem muita devoção nos gêmeos Cosme e Damião.

“Até hoje, as festas em comemoração aos santos Cosme e Damião são grandiosas. No entanto, em 2020, houve apenas uma comemoração interna, com distribuição de doces em saquinhos às crianças. No total, 150 saquinhos de doces foram distribuídos. Louvar as Crianças, Cosme, Damião um é motivo de muita honra pra mim”, concluiu o zelador da Tenda.

Cosme e Damião também são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Além disso, eles distribuíam doces para amenizar a tristeza das crianças doentes. Essa cultura é mantida até os dias de hoje.

A mistura de religiões é uma herança da época da escravatura, a qual os escravos, para cultuar suas divindades e enganar os senhores de engenho, começaram a associar os santos do catolicismo aos orixás. Assim, os orixás Ibejis, filhos de Xangô e Iansã e denominados protetores das crianças, foram associados aos santos Cosme e Damião.

FB/Gazeta

Compartilhe
error: