Gazeta Itapirense

Companhia Talagadá coloca “pé na estrada” sem sair de Itapira

 

Impedida, como tantas outras companhias de teatro, de excursionar para mostrar seu trabalho em virtude do momento pandêmico, a Companhia Talagadá de Itapira (Teatro de Formas Animadas) tem atravessado este momento peculiar se adaptando à nova realidade, explorando aquilo que se tornou possível para não perder contato com seu público original: as redes sociais.

É com este mesmo espírito que a trupe assume seu mais novo desafio, na forma de uma “excursão digital”, onde irá apresentar durante todo o mês de agosto e início de setembro via internet em 06 municípios paulistas (incluindo a capital São Paulo) o espetáculo Tanslúcido.  O diferencial é que em todos os municípios listados, o Talagadá vai contar com uma equipe de apoio baseada em companhias locais e coletivos que atuam nestes municípios. Estas pessoas irão se incumbir em fazer com que o espetáculo tenha uma assistência mínima como se fosse realizado presencialmente.

Segundo o Talagadá, na sequência de cada transmissão haverá um debate acerca da encenação, e nos dois dias seguintes serão ministradas oficinas que integram o calendário de ações que tiveram início nesta última segunda feira, dia 02 de agosto (veja calendário completo abaixo).

A Companhia que acumula 15 anos de estrada, carrega em sua bagagem diversos prêmios, indicações e apresentações em festivais por todo o país, e também no exterior. Utiliza e faz sucesso com uma linguagem que destoa do teatro clássico, fazendo uso de bonecos, máscaras, objetos e da ação performativa de seus fundadores, Valner Cintra, João Bozzi e Danilo Lopez.

No caso específico do trabalho que será exibido dentro deste novo projeto, a peça é ambientada em universo onírico que explora o Teatro Visual, conceito ainda em desenvolvimento que, dentre seus princípios, se constitui de forma híbrida, construído na interface direta com as artes visuais. “A experiência estética busca trazer à tona sensações e abstrações individuais aos espectadores, inserindo-os em um amplo contraste imagético de cores, luz, sombra, planos e movimentos”, diz material de divulgação enviada pela trupe.

 

Informações sobre projetos teatrais, formulários para as oficinas e outras notícias estão disponíveis nas redes sociais das Companhias locais. Todas as exibições acontecerão pelo canal da Cia. Talagadá no YouTube, e você pode acessar, se inscrever e ativar as notificações da página através do endereço: www.youtube.com/CiaTalagada.

 

CALENDÁRIO

 

  • 02/08 (segunda-feira), às 20h – Pirassununga / Apoio: Cia Apetrechos
  • 05/08 (quinta-feira), às 20h – Cananéia / Apoio: Instituto de Pesquisas de Cananeia
  • 09/08 (segunda-feira), às 20h – São Paulo / Apoio: Cia High
  • 13/08 (sexta-feira), às 20h – Ribeirão Preto / Apoio: Grupo Teatral Porão
  • 16/08 (segunda-feira), às 20h – São José dos Campos / Apoio: Cia de 2
  • 19/08 (quinta-feira), às 20h – Mogi Guaçu / Apoio: Tríade
  • 22/08 (domingo), às 20h – São Paulo / Apoio: Cia dos Inventivos
  • 28/08 (sábado), às 20h – São Paulo / Apoio: Companhia o Grito
  • Última apresentação em setembro, data a definir – São Paulo / Apoio: Centro de Referências das Formas Animadas
Compartilhe
error: