Gazeta Itapirense

Educação eleva para 50% alunos em sala de aula nas escolas do município

A Secretaria de Educação do município testa a partir desta terça-feira (03) um novo formato de volta às aulas presenciais, com aumento de 15% do total de alunos em sala de aula em relação aos 35% adotados desde 06 de julho, ou seja, metade dos alunos já pode frequentar as salas de aula. O formato adotado a partir do início de julho permitia a presença de um terço dos alunos em sistema de revezamento.

Conforme apurou A GAZETA, ficam mantidas- pelo menos por enquanto – as diretrizes anteriores como revezamento de estudantes e aprovação dos pais. As segundas-feiras ficam reservadas para a produção de conteúdo digital. Pelo novo formato, metade comparece em uma semana à sala de aula e outra metade fica aguardando até chegar a semana seguinte, quando faz revezamento com quem frequentou a escola.

Embora na versão oficial este processo de retorno tenha sido muito bem sucedido, fato é que as coisas não caminharam do jeito que a prefeitura tem divulgado. “Conforme ressaltam as equipes gestoras, os alunos vêm demonstrando pleno domínio da higienização, distanciamento e uso correto da máscara. As aulas presenciais possibilitam uma infinidade de recursos que o ambiente remoto não possui e o apoio pedagógico presencial oferece reforço escolar para recuperar conteúdos que ainda não foram consolidados” diz uma nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Algumas mães, no entanto, chegaram a enviar os filhos para as aulas presenciais, mas que diante da baixa frequência as próprias crianças resistiram em voltar. “A gente conversou muito com as professoras, fomos convencidas de que o retorno seria seguro. Aí veio esta questão da ausência dos alunos.   Minha filha se sentiu desmotivada”, disse uma mãe que tem uma menina frequentando o segundo ano do ensino fundamental.

Ainda sem confirmação oficial, a Secretaria de Educação estaria se movimentando para que o retorno de todos os alunos ocorra a partir de setembro, seguindo a lógica estabelecida pela própria Secretaria de Estado da Educação, cuja rede de ensino começa a receber seus alunos já partir da próxima segunda-feira, 09.

Sobre estes preparativos, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que as medidas necessárias vêm sendo definidas de forma paulatina, sem especificar uma data concreta para o retorno propriamente dito. “Para adequação das novas fases do Plano São Paulo, os gestores e coordenadores estão elaborando plano de retorno respeitando distanciamento mínimo entre pessoas de um metro. Com este plano, a intenção é aumentar o atendimento presencial em dias e porcentagem de alunos”, informou.

Modelo adotado até aqui tem enfrentado resistência de parte dos alunos segundo alguns pais 

Compartilhe
error: