Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castelani

11 de agosto- Dia do Estudante

Origem da data

“No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.”

Para comemorar a data, convidamos Lisamara Franciosi e Julia Zingra Ferrari da Fonseca, coordenadora e  professora, ambas da EE Prefeito Caetano Munhoz,  para celebrar e homenagear os estudantes.

11 de agosto – Dia do Estudante Ser estudante é estar Sempre em transformação. É querer um mundo melhor nas mãos. É buscar o conhecimento, fazer descobertas, Problematizar e entender a lição. É estar sempre aberto e ir além das limitações. É nunca parar de estudar. É ser sempre uma evolução. É o desejo de seguir uma profissão. Parabéns, estudante! Leve sempre o espírito de renovação em seu coração!

_____________________________________________________________________________

Dermaclin

Rua: Rui Barbosa, 477 

Fone: 19 3843 7701 – Itapira- SP

_____________________________________________________________________________

Destacando se na corrida de rua, e estreando na mini maratona, Salatiel Mariano, percorreu as ruas paulistanas dia 31, fazendo o percurso de 21 km. A treinadora Natasha Dias Godoi também participou como maratonista, e ambos foram assessorados por Taciane,  esposa de Salatiel.

Parabéns Salatiel, força, foco e determinação. E como você mesmo colocou,” que venham mais emoções assim.”

_____________________________________________________________________________

Rancho Belo Choperia

Avenida Castro Alves, 346   Itapira- SP Fone 19 9 8271 0157

Muito movimentado e animado, foi assim o final de semana no Rancho Belo, nas fotos, alguns registros.

_____________________________________________________________________________

O Rancho Belo foi o local escolhido pela família do aniversariante Fabio Moraes, que no sábado, 06, ganhou nova idade. A esposa Lorena Iamarino e a filha Mariana Moraes, comemoraram a data, cantando o tradicional Parabéns a você pelo músico Welligton Clemente.

_____________________________________________________________________________

Doce Sal Restaurante

Endereço: Avenida dos Juritis, 120  Fone: 19 3843 3150

Comida saborosa, bem feita, saudável e com muitas opções. Nas fotos, o delicioso file de frango com molho três queijos, como acompanhamento a maionese fresquinha, e a pancetta crocante, dica para os dias mais frios.

_____________________________________________________________________________

Essa semana, com devoção aconteceu o Tríduo em louvor ao Bom Jesus. Missa, procissão, presença de grupos de cantos e o coral da Igreja Menino Jesus de Praga fizeram ainda mais a beleza do evento religioso. E a quermesse foi sucesso com deliciosos quitutes. Parabéns aos organizadores.

Confiram alguns momentos:

 

_____________________________________________________________________________

Mariana Xavier, Bruna Louise e Cleber Rosa garantem muito  humor no final de semana do Dia dos Pais em Campinas 

As atrações começam na quinta-feira. No sábado e no domingo, para as crianças, tem o infantil “Sorrir e Brincar”, com os palhaços Patati e Patatá. Os ingressos estão a venda nas bilheterias do Teatro e no site www.ingressodigital.com.br. (19) 3294-3166.

A comédia “Antes do ano que vem”, com Mariana Xavier, estará em cartaz nesta sexta-feira (12), às 21h, no sábado (13), às 21h30, e, no domingo (14), às 19h, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas. A peça expõe necessidades, angústias e desejos de sete personagens, todas interpretadas pela atriz, que encaram a virada do ano com perspectivas bastante distintas.

Ao se desdobrar para representar tantos personagens diferentes, Mariana desenvolve uma trama em que as contradições se revelam a partir da hilária (e absurda) psicologia de Dizuite, a notável faxineira da Central de Apoio aos Desesperados. De uma hora para outra, com a inesperada ausência da psicóloga responsável pelo plantão, Dizuite se vê diante da missão de atender, aconselhar e confortar os mais diversos tipos de pessoas, todas aflitas e desesperadas, que ligam para o serviço em plena noite de Ano Novo. A classificação etária é de 12 anos.

Compartilhe
error: