Gazeta Itapirense

Chuvas de fevereiro repetem janeiro e ficam abaixo da média

O total de chuvas de fevereiro passado ficou abaixo da média do mês, conforme levantamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira. O total atingiu a marca de 162,7 mm, menor do que a média do mês que é de 184,3 mm e incomparavelmente menor aos 400 mm registrados no ano passado. Janeiro já havia registrado índice menor do que a média; 140,7 mm X 285,4 mm de média.

Foram no total 16 dias com chuva, média dia sim, dia não, levando-se em conta que fevereiro teve 28 dias. O dia que mais choveu, foi em 06 de fevereiro com 64, mm num único dia. Com 133, 6 mm registrados em março do ano passado, o primeiro trimestre de 2020 registrou quase 800 mm. Esse período foi posteriormente “compensado” com uma severa estiagem que se prolongou pelos 8 meses seguintes, obrigando o SAAE a adotar no início de novembro medidas extremas para garantir o abastecimento de água da população.

O leito do Ribeirão da Penha, embora com vazão menor do que o mesmo período do ano passado, segue com seu nível em boa margem de segurança na altura da estação de captação. Dentro de 20 dias tem início o outono e as projeções dos principais institutos de meteorologia indicam que tende a ser um período de pouca intensidade de chuvas, por causa do fenômeno La Niña, resultado do resfriamento das águas do Oceano Pacífico e que alteram o regime de chuvas nas regiões sul e sudeste do país.

 

 

Compartilhe
error: