Gazeta Itapirense

‘Casqueamento’ de equinos será tema de curso

Considerada uma atividade milenar, o casqueamento (a arte de aparar os cascos dos cavalos e outros animais) ainda atrai a atenção de criadores e aficionados das atividades equestres, a ponto de ser uma das muitas atividades incluídas na relação dos cursos oficiais que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ministra em todo o país.

Espécie de representante oficial do SENAR na região, o Sindicato Rural de Mogi Mirim anuncia a realização de 23 a 27 de fevereiro em sua sede, de mais um curso de casqueamento e ferrageamento, atividades atreladas uma à outra, sendo que esta última consiste na colocação de ferraduras.

Cristina Borghetti, coordenadora do SENAR junto ao Sindicato, explica que o curso é destinado para interessados das cidades jurisdicionadas e que por causa das restrições impostas pelas medidas de segurança no combate ao novo corona vírus, também o número de vagas diminuiu muito. No caso específico deste curso o número mínimo de participantes será de 08 e no máximo 12.

Avalia ainda que se trata de um curso muito aguardado e consequentemente muito concorrido. “Alia funções estéticas e profiláticas relacionadas ao casco, fundamentais para o bem estar destes animais”, comentou.

Cristina Borgheti do SENAR de Mogi Mirim: curso concorrido

Indagada se os itapirenses poderiam imaginar alguma forma de obter alguma inscrição, a coordenadora explicou que o Sindicato Rural de Itapira é a entidade que pode fazer esta ligação com o SENAR. Ela menciona ainda toda sua admiração por nossa cidade, destacando que Itapira figura entre as cidades mais importantes em todo estado de São Paulo na criação de equinos. “Se tivéssemos este tipo competência, iríamos adorar a ideia de levar um curso com estas características para os itapirenses. Teria sucesso garantido, não tenho dúvida”, vislumbrou.

Quem quiser saber maiores informações pode telefonar para (19) 3866 – 1118.

 

Expert

Quem vem a Mogi Mirim ministrar o curso é Sergio Feitosa, criador, adestrador e apaixonado por cavalos. Radicado em Itu, Feitosa costuma atender ao SENAR formando profissionais da área em todo o Brasil. O conteúdo programático do curso que vai ministrar em Mogi Mirim é bastante extenso, com 11 tópicos diferente, com direito a aulas teóricas e práticas.

 

 

Compartilhe
error: