Gazeta Itapirense

Calorão finalmente deve dar as caras a partir desta terça-feira

A surpreendente temperatura amena – para padrões deste período do ano – que vem sendo registrada desde o final da primavera está com os dias contados segundo os diversos institutos de meteorologia. Já a partir desta terça-feira, 18, a temperatura máxima deve bater nos 31 graus no período da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Esta tendência deverá persistir pelo menos até sábado, quando deverão ser registradas pancadas típicas de chuvas de verão aos finais da tarde. Um novo sistema meteorológico, chamado de Alta Subtropical do Atlântico Sul, vem a substituir na região Sudeste, a tal Zona de Convergência.

Este último fenômeno se caracteriza pela potencialização das nuvens de chuva que são trazidas pelos famosos “rios de água” que saem da região amazônica, batem na cordilheira dos Andes e retornam para o continente. Já a Alta Subtropical prova efeito contrário, impedindo a formação de nuvens de chuvas.

Em seu último boletim meteorológico publicado na segunda-feira, 16, o INMET citou que nestes primeiros dez dias de janeiro a máxima deste ano de 2022 atingiu 29,3°C no dia 03/01. “No ano de 2018 ficou próximo, mas desde o ano de 2007, quando registrou 28,9°C no dia 07/01, não havia temperatura máxima tão baixa em São Paulo/SP no período 01 a 10 de janeiro”, diz a nota que A GAZETA teve acesso.

A partir do final do ano passado e início de 2022, não foram poucos os dias que a temperatura máxima oscilou entre 22 e 24 graus aqui na cidade, surpreendendo a muitas pessoas. Até o presente momento, segundo dados coletados pelo SAAE, choveu 172 mm em 15 dias, que corresponde a 60% da média do mês de janeiro.

Tempo nublado tem contribuído para registros de temperaturas amenas desde o final do ano passado

 

Compartilhe
error: