Gazeta Itapirense

Total de casos de Covid volta a acelerar na cidade

Os número de casos de covid – 19 que estava praticamente estacionado voltou a subir. A cidade ficou praticamente uma semana toda sem um único registro de um novo caso, no período de 07 a 12 desse mês. A partir daí houve uma reversão. Do dia 13 até terça-feira, 19, foram registrados 09 novos casos da doença.

Pelo menos aparentemente a situação não reflete no atendimento da UTI. Nos últimos dias a ocupação no Hospital Municipal tem sido de 30% (num total de 10 leitos) e na Santa Casa foi zerado desde o dia 09. A queda acentuada no número de casos fez com que a Secretaria Municipal de Saúde iniciasse um processo de desmobilização de parte da estrutura de atendimento, com consequente redução dos leitos de UTI.

A procura deste equilíbrio às vezes esbarra em situações que trazem problemas. A GAZETA apurou que no final de semana que uma idosa de 80 anos, foi ter a doença confirmada no dia 08 (sexta-feira) depois de ter passado pela segunda vez no Hospital Municipal em dois dias e só foi para a UTI na segunda-feira, dia 11. Ainda conforme apurou a reportagem, familiares da paciente estranharam e criticaram a demora.

Ainda conforme aquilo que foi apurado, dos dez leitos disponibilizados, 03 são destinados a pacientes da covid e os outros 07 para outros tipos de situação. O boletim mais recente indicava que no Hospital Municipal são em número de 07 as pessoas internadas com covid, 03 delas em ambiente de UTI, o que pode inferir que as três vagas remanescentes estão ocupadas neste momento, o que representaria 100% de ocupação e não 30% como vem sendo divulgado.

 

 

Compartilhe
error: