Gazeta Itapirense

Festa de Santo Expedito foi dedicada às vítimas da covid

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 19, a tradicional Festa de Santo Expedito, na comunidade de Santa Ifigênia e Santo Expedito, na comunidade “Flávio Zachi”. Até quinta-feira passada, tudo estava programado para que a celebração fosse realizada com transmissão on line pelo Youtube e pelo Facebook da paróquia.

Mas as medidas de abrandamento divulgadas na sexta-feira fizeram com que a paróquia de Santa Rita de Cássia, responsável pela comunidade, mudasse os planos. “Estava tudo preparado para ser feito somente pelas redes sociais. Mas Santo Expedito, o Santo das causas urgentes, abriu a portas para nossa celebração presencial. Deu correria, mas valeu a pena observar a alegria no rosto das pessoas”, comentou a dona de casa Ana Lúcia Justino, coordenadora da comunidade.

Ela explicou que desde o início, padre Jamil Antônio da Cosa, pároco de Santa Rita, havia programado uma celebração voltada para clamar pelo final da pandemia, pelas vítimas da covid 19, por seus familiares e pelos profissionais que atuam na linha de frente.

A paróquia, segundo Ana Lúcia, cuidou de cumprir rigorosamente todos os protocolos de segurança, com número limitado de pessoas e regras de higienização e uso obrigatório de máscaras. A celebração teve início às 19h00 com uma pequena procissão e foi terminar por volta das 21h00 com a entrega pelo sistema drive thru de pedaços de bolo, vendidos a R$ 3,00.

Conforme relatou a coordenadora, a festa teve alguns momentos emblemáticos, mencionando o erguimento, no domingo, dia 18, da bandeira do Santo mais de um ano depois dela ter sido baixada; a reintrodução da imagem original da comunidade que passou por um processo de restauro; a emoção das pessoas quando o celebrante pediu para que todas as pessoas virassem em direção do Hospital Municipal para uma oração em favor de todos os enfermos e profissionais da linha de frente, e por fim, a participação especial do diácono Fabrício Fagner Ferreira “devotíssimo de Santo Expedito”.

Fiéis tiveram oportunidade de exercitar sua devoção ao “Santo das Causas Impossíveis”, observando os protocolos de segurança sanitária

Agradecimentos

Padre Jamil direcionou seus agradecimentos a toda a comunidade pelo trabalho muito bem realizado que permitiu a realização de uma celebração, segundo ele, “inesquecível”. “Nossa paróquia agradece ao apoio e dedicação de todos nossos colaboradores, festeiros, e à comunidade em geral que soube participar de forma colaborativa, obedecendo às medidas fixadas pelas autoridades, sem contudo, jamais perder a fé de que esse momento especialmente delicado por que passa nosso mundo, será superado”.

 

 

Compartilhe
error: