Gazeta Itapirense

Zoonose retoma captura de escorpiões no cemitério

O departamento de controle de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, retomou na última segunda-feira, 22, o serviço de captura de escorpiões no cemitério da Saudade, interrompido desde o final do ano passado. A estratégia adotada para reduzir a população destes animais dentro do cemitério completa sete anos agora em 2021.

Segundo o coordenador da zoonose, o médico veterinário Rodrigo Silva Bertini, participam 8 pessoas que atuam em duplas, sendo que 7 servidores municipais e um voluntário. Na segunda-feira, foram retirados 610 animais (todos da espécie Tityus serrulatus, o escorpião amarelo, o mais mortal de todos) dos quais 528 vivos; 503 adultos e 25 jovens.

Butantan

Itapira possui uma espécie de convênio com o Instituto Butantã de São Paulo, que dá suporte técnico para que o município possa executar seu programa visando a diminuição da população destes animais, além do envio de doses do soro antiescorpiônico. Em troca o município cede animais vivos para a produção do soro.

Rodrigo Bertini informou que uma equipe do Butantã estará em Itapira nesta quinta-feira, 25, para levar escorpiões recolhidos. O trabalho em Itapira deverá se estender até o mês de abril. Depois ocorre uma interrupção pelo fato dos bichos “hibernarem” durante o período mais frio, dificilmente deixando suas tocas. “Eles agem mais à vontade no período do calor”, justificou Bertini.

Compartilhe
error: