Gazeta Itapirense

Uniesi retoma atendimento comunitário de Fisioterapia

A direção do Centro Universitário Uniesi, anuncia o retorno de seu programa de estágio na área de Fisioterapia, em conformidade com o regramento sanitário determinado pelas autoridades de saúde. Interrompido desde o ano passado por causa da pandemia, o programa tem como um de seus pilares o atendimento gratuito feito à comunidade itapirense.

Via de regra, o atendimento é realizado com agendamento no Campus central, na avenida Rio Branco, onde funcionam também o atendimento das áreas de enfermagem e jurídico. Segundo a professora coordenadora do Curso, Mônica Furquim de Campos, o estágio é destinado a estudantes do último dos quatro anos de duração do curso. Neste participarão do programa um total de 39 estudantes todos eles aptos em prestar atendimento presencial.

Até 2019, o atendimento privilegiava duas áreas de atendimento, Fisioterapia Ortopédica que oferece tratamento as dores crônicas, (tendinites, hérnia de disco, artroses, bursites, fraturas entre outros), e a Fisioterapia Neurofuncional (adulto e infantil) voltada para as disfunções causadas por doenças do cérebro como AVC, paralisia cerebral, traumatismo craniano e prematuridade, além de lesão medular, amputações, esclerose múltipla, entre outras.

Coma retomada das atividades de estágio, a direção do Centro Universitário introduziu outras três modalidades de atendimento, duas delas diretamente relacionadas com o momento dramático que o país atravessa por causa da pandemia, com a criação do Ambulatório de Praticas Integrativas, que vai oferecer terapias anti-stress, com massagem relaxante nas costas e meditação com foco exclusivo ao profissionais da área médica que atuam na contenção da pandemia. A outra atividade é relacionada às práticas necessária para recuperação de pacientes que têm sequelas da doença e que apresentam diminuição da sua capacidade física como fadiga aos pequenos esforços, cansaço, perda de massa muscular.

Mulher

A terceira novidade diz respeito à incorporação de um atendimento voltado exclusivamente para o público feminino, criado para tratar condições específicas da mulher como incontinência urinária por esforço e por urgência, pós-operatório de mastectomia, linfedema, exercícios físicos voltados para gestantes, para ajudar a minimizar as dores na coluna e inchaço durante o período, bem como fortalecer o assoalho pélvico para ajudar no parto e na recuperação pós-parto.

Mônica explica que diante da enorme abrangência que a oferta destes serviços deve acarretar, as novas modalidades serão direcionadas para o Campus Santa Teresinha, enquanto que aqueles mais tradicionais seguem sendo ministrados no Campus Central.

Ainda de acordo com a coordenadora, todos os estudantes estagiam nas diferentes modalidades em forma de rodízio, para que aprendam as habilidades necessárias. Todo atendimento é gratuito e informações para saber como fazer os agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (WhatsApp) 19 – 9 8290 7737.

Novas modalidades de atendimento serão aplicadas no Campus Santa Teresinha

 

 

Compartilhe
error: