Gazeta Itapirense

Verão 2020/2021 tem sido o mais ameno dos últimos anos

As madrugadas com direito a ventinho e temperaturas oscilando entre 20 e 18 graus positivos que surpreenderam muitas pessoas neste início de mês, tem sido uma novidade agradável para muitas pessoas na medida em que fevereiro caminha para o seu final. O fenômeno vem sendo observado em algumas regiões do estado de São Paulo e tem sido verificado também em outros estados.

Segundo o site ClimaTerra, o mais popular em Santa Catarina, este tem sido o verão mais ameno dos últimos anos.  “Foram 15 dias com mínimas abaixo dos 20°C em Florianópolis em fevereiro, algo surreal! Possivelmente um dos fevereiro mais amenos ao amanhecer desde meados da década passada”, afirmou o climatologista Ronaldo Coutinho.

Em Itapira, segundo dados fornecidos pelo CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), órgão ligado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que tem uma mini estação de coleta de dados em operação na cidade, a temperatura durante a madrugada tem oscilado entre 18 e 19 graus positivos, pelo menos 3 graus a menos do que o normal para o período.

Há menos de 30 dias para o início do outono, a temperatura máxima tem atingido a casa dos 35 graus positivos no meio da tarde. Mas não passou dos 31 graus em várias oportunidades. Outra característica já notada pelos meteorologistas é de que este verão está mais seco do que os anos anteriores.  Em janeiro choveu, segundo dados coletados pelo SAAE apenas 140,7 mm, menos da metade da média do mês que é de 285,4 mm.

Depois de um início com bastante chuva, fevereiro deu uma estabilizada a partir da segunda quinzena, com registros apenas ocasionais. O outono começa oficialmente no dia 20 de março próximo. Até lá, fica a expectativa de que o regime de chuvas siga seu ciclo de normalidade por exemplo, para a agricultura. Segundo apurou A GAZETA, apesar do menor volume do mês passado, tem chovido “na hora e na quantidade certa”, prometendo uma boa safra para este começo de ano.

Compartilhe
error: