Gazeta Itapirense

Vacinação de portadores da Síndrome de Down foi hoje

A equipe da Vigilância Epidemiológica (V.E) instalada no parque Juca Mulato para aplicar doses da vacina contra a covid-19 teve um dia de trabalho menos cansativo do que vem ocorrendo normalmente.

Hoje foi dia da aplicação da vacina em pessoas portadoras da Síndrome de Down. A jornada de trabalho previa ainda vacinação em gestantes e puérperas (mulheres que tiveram trabalho de parto nos últimos 45 dias) com comorbidades e idade de 50 as 59 anos, mas a vacinação acabou sendo adiada por causa de uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que investiga um óbito de uma gestante no Estado do Rio de Janeiro que supostamente foi causado por reação à vacina.

No período da manhã desta quarta-feira,12, haviam sido vacinadas 28 pessoas e a expectativa era de que esse número fosse ampliado em pelo menos o dobro até o final da tarde. Pais e responsáveis cuidavam de levar os portadores da Síndrome, tendo que, inevitavelmente, antes da aplicação, de passar por um procedimento burocrático inevitável que consistia na checagem dos documentos, incluindo aí, a entrega de uma declaração médica, o cadastro no #VacinaJá, comprovante de residência e CPF.

 Maratona

Não haverá vacinação nem neste feriado de 13 de maio, nem na sexta-feira dia 14. A partir de segunda-feira, contudo, terá início uma maratona onde misturam-se casos de aplicação da segunda dose da vacina e a primeira dose em grupos de risco e pessoas com comorbidades, com datas já definidas pela Secretaria de Saúde do município.

Compartilhe
error: