Gazeta Itapirense

“Super frente fria” deve chegar ainda nesta terça a São Paulo

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu uma nota de alerta, advertindo que a onda de frio extremo prevista para esta semana já se fará sentir no Estado de São Paulo a partir da tarde desta terça-feira. A perspectiva é de que as temperaturas caiam a níveis raramente observados nos próximos dias.

Existe ainda a possibilidade de que a frente fria chegue precedida de chuva em algumas regiões do Estado de São Paulo. A nota do INMET indica que a chuva poderá chegar à região Leste do Estado de São Paulo – onde fica Itapira – na madrugada de quarta-feira (28).

“Essa frente, promovida por um ciclone extratropical ao largo da costa norte da Argentina, instabilizará o tempo na terça-feira (27) nos dois estados (São Paulo e Mato Grosso do Sul), favorecendo pancadas de chuva especialmente no sul e sudoeste de MS e também na faixa sul de SP e litoral (Vale do Paranapanema, Vale do Ribeira, litoral sul e Baixada Santista) devendo chegar entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira à capital, centro e restante do leste paulista.  Os maiores volumes de precipitação estão previstos para a faixa litorânea de SP e Vale do Ribeira, com volumes entre 20 e 40 mm, pontualmente podendo ultrapassar os 50 mm em 24h”

 

Flocos de Neve

 

Segundo o INMET, esta combinação de fatores deve baixar consideravelmente as temperaturas a partir de quinta-feira, se prolongando pelo menos até o final de semana, favorecendo a formação de geadas e até mesmo “incipientes flocos de neve” em algumas regiões. Veja o que diz a nota.

“A previsão de formação de geada na quinta-feira, especialmente no interior do estado de SP, principalmente no sul e sudoeste, com mínimas chegando a baixar de zero grau. A tendência indica frio intenso, com grande probabilidade de geadas, na sexta-feira em todas as mesorregiões paulistas, exceto litoral estritamente. Destaque para o sul do estado na divisa com PR e também nas áreas de divisa com o Sul de MG, Mantiqueira e Mogiana, com mínimas de até -4°C na Mantiqueira e também no Alto Paranapanema e Alto do Ribeira. Nas cotas acima de 1900 m da Serra da Mantiqueira, apesar de pequena chance, não pode ser descartada possibilidade de chuva congelada e até mesmo incipientes flocos de neve”.

Compartilhe
error: