Gazeta Itapirense

Sete moradores de rua recusaram abrigo da prefeitura

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Promoção Social, durante o trabalho feito a partir da noite de quarta (28) na abordagem a moradores de rua para que fossem dormir em um abrigo da prefeitura, foram encontrados na varredura realizada pela equipe que cuida desta
“busca ativa”, 12 pessoas, das quais apenas cinco aceitaram ajuda.

Conforme informou a pasta, foram deixados cobertores com os recalcitrantes. Os cinco que aceitaram ajuda foram conduzidos pela equipe até o Ginásio de Esportes Antônio Coraça, onde outras cinco pessoas havia procurado abrigo de forma voluntária, perfazendo a ocupação máxima.

No Centro de Acolhimento, no Della Rocha III, dormiram 27 pessoas. No local cabem 34, sendo que cinco vagas são exclusivas para o público feminino. Todos os moradores encontrados já são cadastrados pelo Centro Pop, divisão da Secretaria de Promoção Social que cuida de moradores de rua.

Conforme apurou A GAZETA, os moradores de rua que rejeitam o Centro de Acolhimento, via de regra, têm histórico de transtornos mentais, e ou, dependência química ou com abuso de álcool. A maioria deles prefere não se submeter às regras de convivência exigidas para pernoitar no abrigo. A Promoção Social chegou a fazer uma consulta ao Ministério Público local se poderia fazer condução coercitiva destes moradores para os abrigos nestas noites mais fria, mas a informação foi de que a Constituição Federal veda este tipo de conduta.

 

Reforço

 

A pasta da Promoção Social, diante o êxito da estratégia em conduzir para o Ginásio de Esportes Antônio Coraça parcela dos moradores de rua, informou que vai deslocar mais 08 colchões e cobertores para o local, para alguma eventualidade. “Estamos requisitando ajuda também da Secretaria de Esportes. Não vai faltar vagas para ninguém”, afirmou o diretor da pasta, José Renato Pereira do Prado. Os serviços de meteorologia preveem que a virada destra quinta (29) para sexta (30) será ainda mais fria do que de ontem para hoje.

 

 No “Antônio Coraça”, ocupação dos leitos improvisados pela prefeitura foi completa

Compartilhe
error: