Gazeta Itapirense

Saúde espera por nova remessa da vacina contra a gripe

Diante da enorme procura, que acabou por esgotar em poucos dias todo o estoque existente da vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde fará gestões junto à Secretaria Estadual para o envio de mais doses do imunizante.

A procura se acelerou depois que o próprio governo estadual orientou às prefeituras a aplicar na população em geral as doses que não haviam sido direcionadas para os chamados grupos prioritários – pela ausência pura e simples de muitas destas pessoas. Muita gente que foi procurar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), simplesmente não encontrou mais.

Vladen Vieira, Secretário de Saúde, reforçou a informação de que foi obedecida orientação da Secretaria Estadual para aplicação das doses remanescentes na população em geral. “Quando eles (governo estadual) fornecerem as doses necessárias para a população em geral, faremos a aplicação”, pontuou. Vieira disse que a imunização da população em geral contra a gripe tem sido rotineira.

Cobertura

Neste ano, particularmente, quando todas as atenções estavam desviadas para a vacinação da covid, a imunização contra a gripe não atraiu o número de pessoas esperadas, com baixa cobertura registrada não somente em Itapira, mas na maioria das cidades paulistas. A campanha teve início em 12 de abril, vacinando em primeiro lugar crianças de seis meses a seis anos de idade, profissionais da área de saúde, gestantes e puérperas. Em seguida foram introduzidos novos grupos.

Compartilhe
error: