Gazeta Itapirense

SAMA faz remoção e replantio de palmeiras

A equipe da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) realizou na última quinta-feira, 11, a remoção e replantio de cinco palmeiras ornamentais que seriam suprimidas para mudança da rampa de acesso da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no bairro dos Prados.

Sob a orientação de Fabio Alexandre Giovelli, responsável pela gestão da arborização urbana do município, e do chefe de Jardinagem Pérsio Paulino, as árvores foram replantadas em uma praça pública localizada na Rua Júpiter Belluomini, bairro Nosso Teto, onde as espécies poderão se desenvolver sem problemas futuros e desempenhar suas funções na qualidade de vida da população urbana e na estética local.

Conforme explica Giovelli, um dos principais motivos para transplantar uma árvore de um lugar a outro é a urbanização, pois tira as plantas do caminho de obras. “Pode parecer uma técnica simples, mas a transferência exige muito cuidado porque a árvore pode ser danificada e até morrer em um procedimento malfeito”, alertou.

Palmeiras foram replantadas em área aberta no Nosso Teto

Anderson Martelli, diretor e biólogo da SAMA, defende que essas ações devem ocorrer sempre que possível e viável para que mudas desse porte não sejam perdidas. “As árvores possuem um papel relevante na vida terrestre porque diminuem o calor e protegem contra os raios solares, reduzem as ações dos ventos fortes e das poeiras e ainda absorvem os ruídos ou barulhos, tornando ambientes em casas, sítios ou fazendas, ainda mais tranquilos. Quando fazemos um transplante de árvores ficamos sempre na torcida para que elas sobrevivam à mudança”, comentou. Ele também agradece à equipe pelo trabalho. “Sem eles isso não seria possível e as ações da SAMA continuam numa direção inovadora visando aumento da arborização no espaço urbano e qualidade de vida de seus residentes”, concluiu.

 

 

Compartilhe
error: