Gazeta Itapirense

SAAE já utiliza reservatórios para abastecer a cidade

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira) começou a retirar água de reservatórios para, para fazer frente ao baixo volume que o Ribeirão da Penha vem apresentando por causa da estiagem. A ação ocorre praticamente 45 dias antes do que ocorreu no ano passado, quando também em uma situação de emergência foi feito o bombeamento no início de novembro do ano passado.

Num primeiro momento as atenções estavam voltadas para a utilização do tanque localizado na Fazenda Santa Bárbara.A GAZETA recebeu a informação de um morador nas proximidades do local onde é feito o transbordo que uma equipe do SAAE havia visitado o local. Mas conforme a reportagem apurou, a opção preferencial recaiu sobre o reservatório da Cerâmica Cezareto, por uma questão logística. A situação é crítica e obriga a atual gestão da autarquia a colocar pela primeira vez este plano de contingenciamento, elaborado depois da grande seca de 2014.

O sinal de alerta ocorre quando o volume de água atinge 1,20 metros no local da captação. Abaixo da captação a situação é de penúria, com o leito exposto a vegetação e pedras. Apesar da situação crítica, a atual administração até agora não tem investido – salvo pedidos feitos nas redes sociais do município – em uma campanha mais contundente de água como já ocorre em muitos municípios.

 

Plano

 

No início deste ano, o atual presidente do SAAE, Carlos Vitório de Ornellas, ao ser questionado pela GAZETA sobre as evidências que teríamos uma crise hídrica muito séria e quais as medidas que ele tinha em mente executar, disse que o plano original de contingência de 2014 foi revisado de forma a listar novas alternativas para transbordo no Ribeirão da Penha, o que, segundo ele, seria o suficiente para livrar a cidade de uma situação que coloque em risco o abastecimento de água da população por vários meses seguidos.

Além da Fazenda Santa Bárbara e da Cerâmica Cezareto, foram conduzidas negociações para utilização em caso de necessidade, de reservatórios como da Cerâmica Canela (221.480 m³ ou 64 dias de uso), Cerâmica Itapira (170.000 m³ ou 49 dias de uso) e Cerâmica Formigari (21.700 m³, ou uma semana de utilização).

Tanque tem armazenados quase 270 milhões de litros de água e é o maior da cidade

Compartilhe
error: