Gazeta Itapirense

Projeto “Clássicos em Cena” traz Trio Madeiras para Itapira

Em setembro, o projeto “Clássicos em Cena” em Itapira recebe o Trio Madeiras. A apresentação está agendada para o dia 27 de setembro (4ªf), às 19h, no Anfiteatro da Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP, e, como sempre, com entrada franca.

O Trio Madeiras terá a companhia do Maestro Parcival Módolo, criador e anfitrião do evento “Clássicos em Cena”, que participa com comentários e explicações entre as interpretações musicais. Este encontro aconteceu pela primeira vez no Festival de Música Antiga de Indaiatuba em 2021, em evento sem presença de público, com transmissão pela internet.

Desta vez, o público vai poder acompanhar de perto a harmonia dos instrumentos de sopro, apresentados pelos músicos Sérgio Cerri (flauta transversal), João Carlos Goehring (oboé) e Francisco Amistalden (fagote). Titulados com bacharelado em Música pela UNICAMP, os profissionais integram as renomadas orquestras Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica da UNICAMP, Sinfônica de Ribeirão Preto e Filarmônica de Rio Claro. Eles também são membros ativos do Quinteto de Sopros Sopra-5, e compartilham seus conhecimentos como professores nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto.

O projeto “Clássicos em Cena” foi concebido por Módolo em 2000, juntamente com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, com o objetivo central de difundir música clássica e instrumental de forma gratuita e acessível ao público em geral.

Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A temporada 2023 do “Clássicos em Cena” em Itapira tem patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Grupo Penha:

Um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país, o Grupo Penha está presente em quatro estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia — e conta com 2 mil profissionais, distribuídos por cinco plantas operacionais e três unidades de apoio, especializadas em produzir soluções de embalagens, agregando os melhores serviços existentes no mercado.

Sobre a Direção Cultura: 

Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Trio Madeiras

Entrada Franca

Data: 27 de setembro de 2023 (4ªf)

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

 

Compartilhe
error: