Gazeta Itapirense

Programa Sinal Vermelho é lançado e amplia rede de apoio à mulher vítima de violência

Na noite da última segunda-feira, 18, o Prefeito Toninho Bellini lançou oficialmente no município o Programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. A solenidade aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itapira. “A violência contra a mulher é um tema de extrema importância que está sendo tratado desde o início do mandato. Estendendo essa ação para o comércio, nós ampliamos a rede de apoio e proteção a essas mulheres”, discursou o Prefeito Toninho Bellini. O vice-prefeito Mário da Fonseca e a Secretária de Promoção Social Regina Ramil também estiveram presentes.

A ideia central da ação é que as mulheres possam pedir ajuda em todos os estabelecimentos públicos e privados (como comércios, bancos, farmácias e órgãos públicos) da cidade mostrando um sinal de X vermelho na palma da mão ou pedaço de papel. O atendente, ao reconhecer o pedido de socorro, coletará todos os dados possíveis de maneira discreta e acionará a Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar. “O apoio dos comerciantes de nossa cidade será fundamental para o sucesso desta campanha e principalmente para que a ajuda a essas mulheres chegue o mais breve possível”, complementou o Prefeito.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Itapira, Vivian Nicolai, fez uma palestra no lançamento do programa falando sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência contra a mulher. Ela enfatizou a importância do envolvimento da sociedade no combate a esse tipo de crime. “Todos precisam ajudar nessa busca ativa das mulheres e denunciar. As denúncias são anônimas. O pouco que cada um fizer vai resultar em frutos muito importantes que serão colhidos no futuro”, disse.

Neste sábado a partir das 9h00 será realizada uma ação educativa na Praça Bernardino de Campos. A equipe do CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher), em parceria com a ACEI, fará a distribuição de materiais informativos para comerciantes e todas as pessoas que passarem pelo local.

Compartilhe
error: