Gazeta Itapirense

Frio deve continuar pelo menos até início da próxima semana

A temperatura mínima bateu na madrugada desta quinta-feira, 13 graus positivos, o que configura um cenário incomum na estação da  Primavera, a qual, via de regra, costuma apresentar temperaturas mais elevadas. Tanto o CIIAGRO (Centro de Integrado de Informações Agrometeorológicas) quanto o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) sinalizam que esse quadro começa a mudar apenas no começo da próxima semana.

A temperatura máxima, que ontem bateu na casa dos 25 graus, terá elevação constante, mas sem grandes oscilações. O Inmet prevê que no sábado a máxima deverá atingir a casa dos 31 graus, mas com previsão de declínio até segunda- feira. A máxima no domingo, ainda de acordo com o Instituto, deverá ficar nos 26 graus no domingo, com mínima de 16 graus positivos.

 

Chuvas

 

Outubro tem surpreendido positivamente no que se refere às chuvas. Segundo o CIIAGRO, o acumulado do mês até agora já ultrapassou a casa dos 70 mm, devendo atingir a casa dos 100 mm caso as chuvas persistam. Existe previsão, segundo dados publicados pelo INMET, de que no domingo, 24, e na segunda-feira, 25, ocorram pancadas de chuvas em Itapira e região.

Segundo os meteorologistas este “invernico” guarda relação com a ocorrência do fenômeno conhecido como La Niña (que causa resfriamento das águas do Oceano Pacífico),  sendo fenômeno normal dentro da Primavera, que é considerada uma estação “de transição”, cujas temperaturas podem oscilar bastante. No ano passado, por exemplo, no final de setembro de na primeira quinzena de outubro, toda a região Sudeste foi atingida por uma onda de calor insuportável que produziu temperaturas recordes em muitas cidades. Aqui em Itapira, por exemplo, atingiu incômodos 40 graus positivos.

Compartilhe
error: