Programa “Museu vai à escola” é retomado
O Museu de História Natural de Itapira, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, retomou o projeto “Museu Vai à Escola” que havia sido paralisado durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).
A atividade é realizada mediante agendamento prévio das escolas e instituições interessadas e discorre sobre temas específicos relacionados ao Museu de História Natural. Nesse projeto, o educador do museu vai até à escola com material do acervo solicitado pelo professor. O tempo de duração de cada atividade é de 60 minutos. Para os professores também são oferecidos cursos de treinamento, empréstimo de material didático e orientação.
Entre os dias 23 e 30 de maio a Escola Estadual “Benedito Flores de Azevedo”, por meio da diretora Patrícia Adorno e da professora de ciências Ana Paula Ramos, solicitou o programa para os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. O tema proposto foi animais peçonhentos e ao todo foram atendidos 150 alunos.
“A relação entre esse tipo de atendimento e o ensino-aprendizagem dos alunos é muito importante, pois eles interagem o tempo todo com o material levado pelo museu, esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema. Além do objetivo de estimular esse tipo de aprendizagem, o projeto ainda incita os alunos a visitarem o museu posteriormente com os familiares ampliando ainda mais o conhecimento construído durante o projeto na escola”, explicou o coordenador dos museus de Itapira, José Carlos Simão Cardoso Júnior.
Para mais informações sobre o programa e agendamentos de atendimentos, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (19) 3813.1090, 3843.4317 e 3863.0835 e pelo site www.museusitapira.com.br.