Gazeta Itapirense

Prefeitura não vê problema na demora para definir óbitos por covid

Nos boletins diários que a assessoria de comunicação da prefeitura divulga sobre a evolução da pandemia na cidade, um dado, via de regra, desperta curiosidade das pessoas: o total de óbitos em investigação. Neste começo de ano, teve confirmação de caso positivo de óbito pela doença quase 40 dias depois.

A GAZETA apurou que a demora acaba se tornando uma agravante no sofrimento destas pessoas, que além de lidar com a morte de um ente querido, se sujeita a carregar uma dúvida que contribui para alimentar os traumas decorrentes da perda.

Em nota a prefeitura informou que se trata de um comportamento padrão da equipe de Vigilância Epidemiológica (V.E) para apurar com rigor não somente os casos de óbitos causados pela covid, mas como também de todas as demais comorbidades (veja abaixo).

Ainda sim, não deixa de causar estranhamento a comparação entre números de Itapira, comparados com outras cidades. Relacionamos e comparamos dados recentes de Itapira com outras 14 cidades, colocando municípios da nossa e de outras regiões e distantes de Itapira, incluindo Araraquara, cidade que precisou decretar recentemente lockdown por causa da saturação de seu sistema de saúde.

Enquanto Itapira registrava 14 casos; Mogi Mirim apresentava 01, Mogi Guaçu 01, Amparo 00, Pedreira 01, Jaguariúna 00, S.A da Posse 03 , Conchal 00 , S.J. Rio Pardo 00 , Vargem Grande do Sul 01, Araraquara 00 , São Carlos 00 , Atibaia 02 , Araras 00 , Araraquara 00 e Araçatuba 00.

 

Compartilhe
error: