Gazeta Itapirense

Pavimentação da João de Moraes encerra ciclo de ruas com paralelepípedo no centro

Um pedaço da história de Itapira foi sepultado na tarde desta sexta-feira, 22, com a pavimentação da Rua João de Moraes, coincidentemente, aquela que abriga a sede dos poderes Executivo e Legislativo da cidade. No ano passado a rua Embaixador Pedro de Toledo também teve semelhante destino.

Agora, praticamente desapareceram na região central as ruas com este tipo de calçamento, que remete às décadas de 1940 e 1950. Em favor das autoridades deve ser dito que a intervenção tem simpatia da maioria das pessoas, especialmente aquelas que moram em ruas com calçamento de paralelepípedo.

O ex-prefeito e deputado estadual Totonho Munhoz pavimentou a maioria das ruas centrais durante seu segundo mandato como prefeito (1997-2000). Deixou a João de Moraes de fora do pacote. Falando a respeito do calçamento da Embaixador, Munhoz disse na oportunidade que era algo inevitável a chegada do asfalto.

Um questionamento que não pode ser deixado de lado é de que o calçamento da João de Moraes estava ainda impecável e se não seria o caso dele ser preservado e que a prefeitura investisse na revitalização de alguma rua esburacada, já que é fácil encontrar várias delas por aí.

Ironicamente, a última rua com calçamento antigo abriga a sede do Executivo e do Legislativo

 

Confira as  imagens do início da pavimentação:

Compartilhe
error: