Gazeta Itapirense

Outubro teve recorde de chuva para o período

Definitivamente, a seca que trouxe tanta preocupação neste ano, parece ter ficado para trás. O mês de outubro de 2021 foi aquele que registrou a maior incidência de chuvas na cidade, segundo dados do SAAE de Itapira. Foram aferidos até o dia 30, 297,2 mm. A maior marca do mês até então havia sido registrada em 2011, com 292,6 mm.

Só para se ter uma ideia da discrepância, no ano passado foram apenas 13,1 mm o mês todo. No mês que acaba de se encerrar, em sete dias foram registrados volumes maiores. O dia que mais choveu foi na virada de 11 para 12 de outubro, com 60,4 mm. A média do mês de outubro, segundo o levantamento do SAAE (feito a partir de 1998) é de 116,1 mm.

 

Serra Negra

 

Para a Defesa Civil de Itapira, as atenções a partir de agora se voltam para o que chove em Serra Negra. Isso porque o risco de inundação no Ribeirão da Penha (que está com sua calha bem cheia) decorre, principalmente, do volume de água que desce da vizinha cidade e onde nasce o Ribeirão da Penha.

Ronaldo Silva, coordenador da Defesa Civil de Itapira, revelou que de quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29, o acúmulo de chuva em Serra Negra foi de 80 mm. “Quando um volume de água mais intenso cai de forma mais espaçada, os riscos de que ocorra algum problema em Itapira, são menores. Mas se cai em um curto espaço de tempo, a situação muda de figura. Por isso mantemos contato frequente e permanente com os colegas de Serra Negra”, revelou.

A vazão do Ribeirão da Penha aumentou muito a partir da última semana. Confira:

Compartilhe
error: