Gazeta Itapirense

OLHO POLÍTICO: A inteligência humana está regredindo

 

A inteligência humana foi a grande propulsora na transformação do humano primitivo, que não era dotado de nenhum pensamento ou desenvolvimento lógico, ao ser humano atual, que é capaz de prolongar a vida, usufruir da tecnologia para os seus afazeres. Diante de tanta evolução, não há quem não tenha curiosidade sobre o que mais o futuro nos reserva.

Mas afinal, o que é inteligência humana? Resumidamente é a capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão, segundo o dicionário da Associação Psicológica Americana.

Do homem primitivo ao atual, a inteligência humana evoluiu de forma lenta até o final da Idade Média, medianamente do período renascentista a meados do século XIX e acelerada até os anos 80 do século passado. A inteligência humana continua evoluindo?

Inúmeros estudos realizados pelas universidades mais renomadas do mundo indicam que a inteligência humana que estacionou no final do século XX, passou a regredir a partir do ano 2000. Motivo: excesso de tempo dedicado às telas dos computadores e celulares com atividades que não contribuem para o desenvolvimento da inteligência. Eis o grande desafio para governantes, pais e educadores.

Compartilhe
error: