Gazeta Itapirense

Novo plantão contribui para maior eficiência da Polícia Civil

Desde o início de maio, ou seja, nos últimos 30 dias, o atendimento da Polícia Civil passou por uma radical reformulação, que em seu início levantou muitas dúvidas quanto sua eficácia e atraiu críticas de diversos setores envolvidos coma segurança pública na cidade.

A mudança consistiu na transferência do atendimento realizado aos feriados e finais de semana e após às 18h00 em dias normais para a Polícia Judiciária, uma nova modalidade de atendimento implantada em uma unidade especialmente instalada em Mogi Guaçu para centralizar este tipo de plantão na cidades jurisdicionadas à Delegacia Seccional de Polícia de Mogi Guaçu. Cada plantão conta com trabalho de escrivão, investigador e Delegado.

A criação de um “Plantão Intensivo”, que no início levantou desconfianças mesmo dentro da Polícia Civil, hoje tem a aprovação dos profissionais aqui da Depol de Itapira. “A experiência que vem produzindo excelentes resultados, especialmente, na condução e conclusão dos inúmeros inquéritos que estão subordinados à nossa Delegacia”, elogiou o Delegado Titular, Dr. Anderson Casimiro de Lima.

Profissional muito atento aos dados estatísticos, Anthony Chaim Boretti, chefe dos Escrivães, corrobora com a percepção do Delegado Dr. Anderson. Conforme demonstrou, a Polícia Civil de Itapira fechou o mês de maio com um número recorde de inquéritos concluídos, 76 no total. Além disso, Chaim revela que foram registrados 234 Boletins de Ocorrência, levados adiante 04 pedidos de prisão temporária solicitadas à Justiça, outras 04 prisões preventivas (todas cumpridas), 6 mandados de busca, além da distribuição de 14 Cartas Precatórias expedidas por vários Estados da Federação, todas elas cumpridas em nossa cidade.

Chaim explica que pelo método antigo, toda energia da DEPOL era canalizada para os plantões, dificultando o trabalho de investigação e a condução dos inquéritos em andamento.  “Tal resultado somente foi possível após o redirecionamento do plantão policial para a Central de Polícia Judiciária de Mogi Guaçu, desonerando assim os policiais civis de Itapira”, reforçou.

O escrivão-chefe, Anthony Chaim: números bastante expressivos no mês de maio

Celeridade

O delegado Dr. Anderson, compartilha do entusiasmo com os resultados apresentados, destacando a produtividade alcançada em Itapira neste primeiro mês de mudança no regime do plantão policial, refletida segundo seu entendimento, em uma maior aceleração no processo das investigações em curso e maior rapidez na tramitação dos inquéritos policiais. Avalia ainda que o trabalho realizado dentro de uma previsibilidade que era difícil de se obter anteriormente, contribui para diminuir a sensação de impunidade, uma vez que os acusados dos mais variados delitos são rapidamente notificados a comparecer à Delegacia de Polícia contribuindo para uma condução mais célere dos processos à esfera do Poder Judiciário.

 

 

 

Compartilhe
error: