Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 03 de junho

 Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

Papel de criança 1

A atitude de Toninho Bellini, impedindo, conforme sua determinação, que o Secretário da Cultura de seu governo fosse fotografado junto com o Deputado Barros Munhoz no evento do MIT no Palácio dos Bandeirantes pegou muito mal. Prefeitos, Deputados e representantes do Governo ficaram sem entender o que estava acontecendo.

Política com respeito

Barros Munhoz foi fotografado no evento junto a representantes de todas as cidades da nossa e das regiões onde atua, inclusive, em algumas delas, acompanhado do Deputado Edmir Chedid. Só o representante de Itapira procurou fugir das lentes dos fotógrafos próximos de Totonho. Ordens são ordens, porém foi cômico, para não dizer trágico.

Papel de criança 2

O prefeito Toninho Bellini correu para anunciar nas redes sociais a instalação do Poupa Tempo em Itapira, querendo a todo custo tirar os louros de Barros Munhoz. Antes dele, porém, o deputado já tinha anunciado. A diferença é que Bellini tentou chamar somente para si a responsabilidade pela conquista; Munhoz que vinha batalhando a instalação do Poupa Tempo de Itapira desde 2019, preferiu dividir a vitória com todos os itapirenses.

Sandálias da humildade

O pessoal mais entendido e que circula pelos corredores do Palácio dos Bandeirantes creem que, atitudes baixas como essa de Bellini são condenadas pelos integrantes do Governo do Estado. Está mais do que na hora de Bellini calçar as sandálias da humildade em defesa dos interesses de Itapira.

Audiência pública

Aconteceu na segunda, dia 31, a primeira audiência de prestação de contas da administração Toninho Bellini. A audiência pública é uma obrigatoriedade imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Convocados pela Câmara Municipal, sob a presidência do Vereador André Siqueira, coube ao Secretário Municipal da Fazenda, Valteir Ferreira de Freitas e o consultor Matheus Gaetano apresentar os números e responder as perguntas da população.

Obrigação era esclarecer

Depois dos esclarecimentos preliminares, Valteir pediu para aqueles que acompanhavam a transmissão da audiência ao vivo que enviassem perguntas e garantiu que faria os esclarecimentos que se fizessem necessários.

Quem te viu, quem te vê

O secretário Valteir era reconhecido pela transparência e clareza dos seus esclarecimentos diante de questionamentos sobre assuntos relacionados à sua área. Verdade que no passado ele foi bastante cobrado e orientado para dessa maneira agir. Desta vez, ele estava irreconhecível. O que será que aconteceu? O povo quer saber!

Sobre o Covid

Sobre o total de recursos recebidos pela prefeitura para o combate à pandemia, respondeu que não tinha os números ali e transferiu a pergunta para a audiência de prestação de contas da Saúde.

Jorrando dinheiro

Sobre aumento de ICMS e FPM, a resposta foi que essas duas receitas estão maiores, porém justificou que no ano passado foi menor devido ao comércio ter sido prejudicado pela pandemia. A pergunta queria números, mas o secretário não quis informar. Em 2020, nos primeiros quatro meses do ano, as restrições só começaram a afetar o comércio local a partir de abril. A verdade é que o secretário não quis admitir que o prefeito atual teve muito mais dinheiro para gastar do que o prefeito anterior.

Sobre o Fundo de Pensão do funcionalismo

Quanto ao Fundo de Pensão, o contribuinte queria saber se havia o rombo de R$ 30 milhões propagado pela atual administração e para o secretário explicar, caso houvesse, como foi possível a administração passada obter, até o final do mandato, as certidões necessárias para recebimento de recursos estaduais e federais. Bastava um sim ou um não. O secretário não respondeu.

Sobre as obras paradas

Para finalizar com chave de ouro, o internauta quis saber se houve algum impedimento de ordem financeira que justificasse a paralização da maioria das obras conquistadas pela administração anterior. Também bastava responder sim ou não. Dessa pergunta o secretário novamente se esquivou.

Cheque em branco

Muitos prefeitos apostam na baixa participação popular das audiências, elas podem incomodar. Por isso vereadores da base e subordinados são orientados a colocar em dúvida as motivações daqueles que fazem perguntas. Essa estratégia desestimula o princípio das audiências públicas e a recusa nas respostas poderá, inclusive, provocar questionamentos judiciais sobre a sua validade.

Notícia triste

Diário Oficial desta semana publicou distrato de contrato com a prefeitura de importante empresa que iria fazer grandes investimentos em nossa cidade para geração de renda e cerca de 500 empregos. Será este o nosso destino, de novo? Itapira não esquece quem foi o prefeito que estava à frente da administração municipal quando nossa cidade perdeu a Nogueira, a Teka, a Stellwood, a Borbec, dentre outras.

Novo Cristália

Outra notícia que também chamou a atenção do itapirense essa semana foi a aquisição de uma nova planta industrial pelo Laboratório Cristália. Com investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões a nova unidade deverá gerar cerca de 700 novos empregos. Pena que não em Itapira e sim em Montes Claros, Minas Gerais.

Compartilhe
error: