Gazeta Itapirense

Novo Aterro Sanitário recebeu nota 9,4 no IQR, CETESB

O Aterro Sanitário Municipal voltou a receber excelente nota da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), ficando novamente com a melhor avaliação da região: 9,4 no IQR – Índice de Qualidade dos Resíduos.

A Prefeitura Municipal informou que o resultado foi divulgado pela Companhia na última segunda-feira, 25, e foi referente à vistoria realizada no dia 4 de outubro. Na oportunidade, técnicos da unidade de Mogi Guaçu visitaram o local para verificar as condições do Aterro.

As notas do IQR podem variar de: 0,0 a 7,0 – condições inadequadas e de 7,1 a 10,0 – condições adequadas.

Segundo o prefeito Toninho Bellini, trata-se da maior nota que o Aterro Sanitário recebeu nos últimos anos.

27/09/2021 – Depois da conclusão da terceira célula, Prefeito e vereadores visitaram o novo Aterro Sanitário

PAGANINI CONTESTA 

Para o ex-prefeito José Natalino Paganini, ouvido pela A GAZETA, o atual prefeito, Toninho Bellini, vem tratando os assuntos relacionados à prefeitura como se Itapira tivesse sido fundada no dia 1º de janeiro DE 2021: “É lamentável, não é possível desconsiderar o que foi feito nas administrações passadas”.

Sobre o Aterro Sanitário, Paganini lembrou que Toninho Bellini, em 2005, herdou o Aterro com 9,9 no IQR, do ex-prefeito Totonho Munhoz. Oito anos depois, em 2012, entregou o Aterro com 6,9 no IQR, na condição de inadequado, prestes a ser interditado, que forçaria Itapira a encaminhar os resíduos sólidos para a cidade de Paulínia, fato que elevaria os custos mensais de R$ 300 mil para mais de R$ 800 mil, considerando coleta, transporte até Paulínia e incineração.

Paganini contou, ainda, que o ex-prefeito, naquele mandato, invadiu uma área que não era da Prefeitura, que precisou ser regularizada e adquirida: “Foi uma grande luta, contei com a ajuda do Deputado Barros Munhoz para reverter a situação, mas tive problemas com alguns vereadores, hoje situacionistas, que votaram contra o novo Aterro e fizeram de tudo para impedir a construção do novo Aterro. Vencemos todas as batalhas, o novo Aterro foi projetado, corremos atrás de recursos, conseguimos iniciar a construção em março de 2019. Depois das duas primeiras células prontas, o novo Aterro foi inaugurado em novembro de 2020, recebendo nota 9,4 no IQR. A inauguração contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido e do Deputado Barros Munhoz”.

Finalizando, Paganini parabenizou Toninho Bellini por ter conseguido manter a mesma condição que ele herdou, só espera que o novo Aterro Sanitário continue em boas condições até o final do atual mandato. “Cuidar do meio ambiente é coisa séria, é muito bom que todos os prefeitos, que bem representam seus povos, tenham esse assunto como prioridade”, finalizou.

8/11/2020 Inauguração do novo Aterro Sanitário – Eng. Edgar Samudio, o Pref. Paganini, o Sec. Agricultura e Meio Ambiente Sérgio Kachiba, o Sec. Infraestrutura e Meio Ambiente do Est. de São Paulo, Marcos Penido e o Dep. Barros Munhoz

 

1) 0,0 a 7,0 – condições inadequadas

2) 7,1 a 10,0 – condições adequadas

3) 1999 – Inauguração do primeiro Aterro Sanitário de Itapira

4) 2020 – Inauguração das duas primeiras células do novo Aterro Sanitário

Compartilhe
error: