Gazeta Itapirense

Nova homenagem ao capitão Bellini opõe grupos políticos rivais

A administração do prefeito Toninho Bellini ordenou nesta semana a substituição de uma placa localizada na entrada principal da cidade (perto da empresa Cremasco) que dava boas-vindas aos motoristas que chegam à cidade (que mostrava uma imagem da região da praça Bernardino de Campos), por uma outra que destaca o fato da cidade ser a cidade natal do ex-jogador de futebol e tio do atual prefeito, Hideraldo Luís Bellini (1930-2014).

A nova placa foi colocada a cerca de 20 metros de onde existe desde 2014 uma estátua de Hideraldo Bellini, ex-capitão da seleção brasileira de futebol, campeão mundial em 1958 no torneio disputado na Suécia. Detalhe: esta homenagem foi determinada pelo então prefeito José Natalino Paganini.

A substituição em si foi notada por poucas pessoas, mas criou aquela que talvez seja a primeira saia justa entre o grupo político que assumiu a prefeitura e aquele outro que deixou o poder em 2020. Lideranças políticas do grupo do deputado estadual Barros Munhoz se manifestaram somente nos grupos de WhatsApp.

Esta era a configuração da placa de boas-vindas até alguns dias atrás: foi colocada torta em outro local

Uma destas pessoas falou com a GAZETA sob condição de anonimato. Acusou Bellini de personalismo e agir por vaidade. Comparou o atual prefeito, ao presidente Jair Bolsonaro. “Bellini imita Jair Bolsonaro. Este último se comporta como uma criança mimada se divertindo com seu brinquedo predileto, armar a população, em detrimento aos graves problemas do país. Bellini guardadas as devidas proporções faz o mesmo, investindo energias e dinheiro público, jogando confete em cima de si mesmo, enquanto que a pandemia corre solta”, criticou.

Na nova configuração é exaltada a figura de Hideraldo Luís Bellini

A GAZETA ouviu ao vereador Leandro Sartori (PSOL) a respeito do tema. No seu entendimento, Bellini repete a mesma conduta, as quais, condenava no grupo político rival. Considerou que dada sua relevância histórica como grande futebolista, Hideraldo Luís Bellini merece “Todas as homenagens e reconhecimento tanto da administração, como da população itapirense”, salientando, porém, a existência da estátua a poucos metros de onde foi instalada a placa da discórdia. Segundo seu ponto de vista Toninho Bellini não agiu com correção. “Essa mudança da placa mostra mais um capítulo da disputa Bellini x Munhoz – um tira, outro põe. Nesse momento de pandemia, não é o momento de mudança de placa, pois representa mais um gasto público. Além disso, dessa vez, o “bellinismo” repete as ações do “munhozismo” (exaltação pessoal) e, reavivando essa disputa, desvia o foco de questões cruciais do município – como a vacinação, a volta as aulas, entre outras pautas”, ponderou.

A poucos metros da nova placa, estátua construída a mando de Paganini também presta homenagem ao eterno futebolista

200 anos

A GAZETA encaminhou à assessoria comunicação da prefeitura um questionamento a respeito da substituição do painel. Segundo nota enviada ao jornal, a colocação da nova placa guarda relação com os festejos dos 200 anos de Itapira, cuja efeméride ocorreu no ano passado. “A nova placa na entrada da cidade faz parte das homenagens dos 200 anos de Itapira, cujo alguns personagens que constam na marca ficaram um pouco esquecidos no ano passado, especialmente no período pós eleitoral. O modelo da placa permite que seja trocado o painel, permitindo que mais pessoas da lista sejam exaltadas”, disse a nota.

 

 

 

Compartilhe
error: