Gazeta Itapirense

Na Semana do Aleitamento Materno, Banco de Leite pede colaboração

A coordenação do Banco de Leite do Hospital Municipal (HM) pretende fazer da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai de 1º a 7 de agosto, um meio para conscientizar ainda mais aquelas mamães que podem doar o excedente de leite para ajudar crianças cujas mães têm dificuldade em amamentar.

Juliana Belinello, enfermeira coordenadora do Banco de Leite, informou que os estoques atuais estão baixos. O Banco de Leite de Itapira é referência para outras três cidades da região: Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi.

A pandemia criou dificuldades adicionais para a equipe que cuida da visitação, orientação e recolhimento do leite, e o reflexo disso é que poucas vezes o banco de leite local operou com uma quantidade reduzida de mães doadoras como ocorre agora, 22 no total nas quatro cidades e somente 07 aqui em Itapira.

Juliana disse que isso tem refletido diretamente na manutenção dos estoques. Ela informou que o total armazenado neste início de mês é de 12.390 ml. “Realmente muito baixo para os padrões normais”, enfatizou. Ainda com todas estas dificuldades, o trabalho da equipe por ela comandada foi responsável pelo recolhimento de expressivos 47.640 ml no mês de julho, fundamentais para o atendimento a 36 bebês nas quatro cidades.

 

Comemoração

 

O Banco de Leite de Itapira completou em março 20 anos de funcionamento. Juliana informou ainda que a passagem da Semana Mundial do Aleitamento Materno (campanha que também recebe o nome de “agosto dourado”) ocorre em boa hora, um ótimo pretexto, segundo ela, para mobilizar sociedade e conscientizar aquelas mamães que eventualmente podem contribuir  para a manutenção do bom atendimento que o órgão vem exercendo ao longo destes anos todos.

Para não deixar passar batida a passagem da efeméride, ela e as colegas fizeram uma decoração especial, alusiva à data, junto à entrada principal do HM. O slogam da campanha deste ano é “Proteger a amamentação, uma responsabilidade de todos”. Quem tiver interesse em receber maiores informações a respeito de como ajudar, pode ligar no número (19) 3913 9393 e pedir para falar no Banco de Leite.

Juliana defende o esclarecimento e a conscientização  das pessoas

Compartilhe
error: