Gazeta Itapirense

Munhoz recebe agradecimentos e novos pedidos de agricultores do Horto de Vergel

 

O deputado Totonho Munhoz participou nesta segunda-feira, 06, de um encontro com cerca de 50 agricultores familiares estabelecidos no antigo Horto de Vergel. O encontro foi realizado na sede da Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras de Vergel (Coopervel) e atraiu também autoridades da prefeitura de Mogi Mirim, do Itesp (Instituto da Terra do Estado de São Paulo) e do Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi Mirim.

O encontro serviu para assinalar o encerramento do trabalho de destoca (retirada de tocos) de diversas propriedades, que aumentaram por conta desta iniciativa a área de cultivo. Ao todo, foi beneficiada uma área de 105 hectares (cinco hectares a mais do que o contratado) a um custo de R$ 300 mil, recursos que foram obtidos graças a uma emenda parlamentar de autoria de Munhoz. Os trabalhos tiveram início em março deste ano.

Cerca de 50 agricultores familiares e lideranças rurais participaram do encontro

O parlamentar e comitiva, visitaram algumas das propriedades onde o serviço foi executado. Ficou particularmente feliz ao ouvir o depoimento do agricultor Antônio Carlos de Arruda, 63, proprietário do Sítio Santo Antônio, de 08 hectares, onde cultiva milho e vassoura, além de criar algumas cabeças de gado. Arruda teve 25% da propriedade destocada, resultado da iniciativa de Munhoz, ao qual, fez questão de agradecer pessoalmente, ao lado da esposa, Inês. “Esse trabalho foi da maior importância porque me permitiu ampliar a área de plantio. A terra é assim, só dá resultado se a gente tiver condições de trabalhar nela”, ensinou. Acompanharam ao deputado nessa visita Milton Silva Junior, do ITESP e o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Dias Sá, dos quadros da CATI e principal interlocutor junto aos assentados na assistência técnica necessária à execução do serviço.

Comitiva do deputado visitou a propriedade do senhor Antônio Arruda

 

Mais tarde, na sede da Coopervel, Barros Munhoz foi recepcionado por diversas autoridades como o zootecnista Diego Barboza, diretor técnico da CATI de Mogi Mirim; Milton Rodrigues da Silva Junior, dos quadros do ITESP, aquele que ajudou na implantação do plano de manejo da destoca; o colega dele e substituto na coordenação do órgão na regional de Araras, Jefferson Cantelli; vereador João Victor Gasparini; Massao Ito, Secretário de Governo de Mogi Mirim, que representou o prefeito Paulo Silva; Oberdan Quaglio, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente; além de Walter Durante, presidente da Associação 12 de Outubro dos Assentados de Vergel, e sua colega, Roseane Aparecida Benedito, presidente da Coopervel.

 

Pedidos

 

Munhoz falou por cerca de 20 minutos e disse que ao invés de receber manifestações de agradecimento, queria ele agradecer a oportunidade de trabalhar em favor dos agricultores. “Vocês fazem parte daquela parcela do Brasil que dá certo. Eu me orgulho de vocês”, elogiou.

A ele foram encaminhadas mais 03 solicitações, a primeira referente à necessidade da implantação de um projeto de irrigação que beneficie cerca de 50 proprietários que residem “no lado mais seco”, onde água é um problema na época da estiagem. O outro pedido dizia respeito ao fornecimento de calcário, vital para corrigir a acidez do solo presente em diversas propriedades, e finalmente, recursos para cumprir a última etapa da destoca, cerca de 108 hectares remanescentes, que têm como agravante o fato de ser uma área com resquícios de mata natural dentro das propriedades, fato que exige autorização da CETESB para que a destoca seja realizada.

Ao final, Munhoz pediu para que os próprios agricultores elencassem por ordem de prioridade as reivindicações apresentadas, para que possa focalizar os pedidos de uma forma mais organizada. Os agricultores escolheram a questão da irrigação como prioritária e a do final do processo de destoca como a segunda prioridade na relação apresentada.

O Parlamentar prometeu uma resposta até o início do ano que vem, manifestando otimismo de que pelo menos uma delas estará garantida e que as chances de conseguir recursos para a segunda, na sua visão, “São muito boas de conseguir”.

Munhoz se comprometeu em levar adiante reivindicações apresentadas pelos agricultores

Compartilhe
error: