Gazeta Itapirense

Itapira deve atingir hoje 30 mil procedimentos para detectar covid

Desde que a pandemia atingiu a cidade a partir de março de 2020, a Secretaria de Saúde do município não tem tido trégua. Com a nova (e perigosa) escalada do número de casos, o boletim diário que a prefeitura divulga de segunda a sexta-feira, deverá trazer no dia de hoje um dado importante: 30 mil procedimentos de investigação da covid-19.

Foram em média 1.368 consultas, e ou, exames por mês, ou quase 46 por dia. Deste total, até sexta-feira passada (os dados da segunda-feira trazem os registros do final de semana) foram 10.624 casos confirmados da doença, ou 482 casos por mês, ou 16 casos positivos em média por dia desde que o processo de acolhimento de pacientes da doença teve início na cidade.

Para quem gosta daquela comparação do copo meio cheio e meio vazio, o lado positivo da história é que a equipe da saúde deu show de eficiência contribuindo para que até agora, mais de 10 mil pessoas tenham se recuperado da doença. O número de óbitos está estacionado em 313.

Números

Quando se dirigiu ao público na semana passada, durante uma entrevista on line transmitida na página do Facebook da prefeitura, Vladen Vieira, Secretário de Saúde, aventou a possibilidade do número de casos de transmissão diária deste início de ano ultrapassar aqueles registrados no pior momento da pandemia aqui na cidade, vivido no trimestre maio, junho e julho de 2021.

Vieira não exagerou. Sem contar os casos que serão divulgados hoje, já tivemos em 14 dias, 494 casos positivos neste início de 2021, o que dá uma média de 35 casos por dia. Maio do ano passado teve 1.050 casos, junho 1.457 (recorde até agora) e julho 961, quando o total de casos começou a embicar para baixo.

Desde 2020, cresce o número de casos, com consequente agravamento neste começo de ano

Compartilhe
error: