Gazeta Itapirense

IBGE anuncia 72 vagas temporárias para Itapira

Após os percalços vividos no ano passado, quando por causa dos efeitos da pandemia precisou paralisar todos os preparativos que vinham sendo tomados para a execução de um recenseamento programado para ser realizado a partir do segundo semestre de 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a retomada dos trabalhos.

Na regional de Mogi Mirim serão criadas mais de 200 vagas temporárias de trabalho, cujo preenchimento será feito por processo seletivo que já está em seu período de inscrição (veja abaixo). A agência de Mogi Mirim é responsável por 6 municípios: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Conchal, Itapira e Santo Antônio de Posse.

O adiamento dos preparativos no ano passado foi anunciado no dia 18 de março. Segundo Danilo Bossarino, coordenador de área do escritório de Mogi Mirim, era o momento onde ocorria o período de inscrições para o processo seletivo de contratação de supervisores e recenseadores – o mesmo processo seletivo que foi aberto, novamente, semana passada.

Itapira, segundo ele, contará com um Posto de Coleta do Censo, previsto para entrar em funcionamento entre junho a dezembro deste ano. Neste Posto, serão alocados 1 (um) Agente Censitário Municipal, responsável pelo funcionamento do Posto, além de 5 (cinco) supervisores e 66 (sessenta e seis) recenseadores, totalizando 72 (setenta e dois) funcionários contratados temporariamente para os trabalhos de coleta e supervisão do Censo 2021. Danilo revelou ainda que já está em contato com a prefeitura para receber acomodações para a execução dos trabalhos.

Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), ensino médio concluído.  Há vagas destinadas para PcD (pessoas com deficiência) e PPP (pessoas pretas ou pardas). Remuneração = ACM – R$ 2.100, ACS – R$ 1.700, ambos 40h semanais e 8h diárias. Recenseador – remunerado por produção, de acordo com a quantidade de entrevistas realizadas, em geral.

Danilo disse que o IBGE garantiu criação de posto de coleta para Itapira

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15/03 (para ACM/ACS) e dia 19/03 (para recenseador). As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. Os Supervisores (ACM e ACS) devem ser contratados no início de junho, para treinamentos e ambientação. Já os recenseadores devem ser contratados em julho. A coleta do Censo começara, efetivamente, dia 01 de agosto

Danilo lembra ainda pelo fato dos processos seletivos do ano passado terem sido cancelados, quem fez inscrição deve repeti-la neste ano. “É preciso fazer nova inscrição e pagar a taxa para garantir a participação na nova seleção”, informou.

Inscrições exclusivamente pelos sites: https://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente  (para ACM e ACS) e https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR  (recenseador)

 

 

Compartilhe
error: