Gazeta Itapirense

Equipe do IBGE apresentará na Câmara planejamento do Censo 2022

A Câmara Municipal de Itapira será palco na próxima terça-feira, dia 30, a partir das 15h00, de um encontro agendado com a equipe técnica do escritório regional do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia Estatística) de Mogi Mirim com o objetivo de definir o planejamento com relação ao Censo 2022. O encontro é resultado de uma primeira reunião realizada no início deste mês no gabinete do prefeito Toninho Bellini.

Ficou determinado naquela oportunidade que seria importante o engajamento também do Poder Legislativo. Segundo a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, no encontro serão debatidos temas relacionados à presença dos colaboradores do IBGE durante o tempo em que for realizada a coleta de dados, tais como; apresentação da equipe do IBGE; divulgação dos processos seletivos para Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor; cessão de salas para treinamento de postos de coleta; informações sobre a coleta de dados nos domicílios e por fim a apresentação do sistema IBGEeduca, que é um portal do IBGE voltado para Educação, com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

De acordo com o Instituto, o Censo 2022 será totalmente informatizado. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta de dados, mais modernos do que os utilizados em 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet para o tráfego de dados e novos Data Centers. Entre as inovações tecnológicas, estão também:

 

  • Gerenciamento digital dos resultados da coleta de dados, em tempo real, permitindo correções de eventuais erros operacionais;
  • Gerenciamento em tempo real dos deslocamentos dos recenseadores;
  • Digitalização de todo o processo de contratação de funcionários temporários, eliminando o uso do papel;
  • Armazenamento em nuvem dos arquivos digitais, agilizando a rotina diária dos recenseadores;
  • Transmissão dos dados coletados de forma criptografada e segura.

 

Além da contagem da população, o Censo traz dados sobre saúde, educação, emprego, renda, acesso a saneamento, entre outras informações essenciais para implementação e desenvolvimento de políticas públicas. O último Censo foi realizado em 2010.

Compartilhe
error: