Gazeta Itapirense

Órgãos de segurança falam sobre onda de furto de fiação e cabos na cidade

Multiplicam-se pela cidade os casos de roubos de fios, cabos elétricos e de telecomunicação. A situação chegou a um tal ponto que nesta semana uma extensa área da cidade ficou sem abastecimento de água por causa da ação de bandidos que roubaram fiação do reservatório do SAAE localizado nos Prados.

A GAZETA conversou com representantes das forças de segurança da cidade e existe um certo consenso de que se trata de um tipo de delito que impõe desafios em seu combate. “Na grande maioria dos casos o furto é realizado por dependentes químicos e moradores de rua, que na sequência vendem metal como sucata”, considerou o delegado titular de polícia do município, Dr. Anderson Casimiro de Lima.

Segundo o Delegado, a maior dificuldade reside-se na identificação dos criminosos. “Geralmente não há testemunhas e quando há filmagens, as imagens são de péssima qualidade”, observou. Dr. Anderson disse que a melhor estratégia é combater os receptadores, lembrando que não faz muito tempo, uma operação conjunta com o setor de investigações da Delegacia Seccional de Mogi Guaçu resultou na autuação de dois depósitos aqui na cidade.

“A estratégia é trabalhar no receptador e na conscientização do pessoal da sucata. Algumas operações conjunto com a prefeitura já foram realizadas neste sentido. Se ninguém comprar perde-se o interesse no furto”, declarou.

 

Quadrilhas

 

Para o coordenador da Guarda Civil Municipal, agente Mirovaldo Farabello, existe a percepção de que há mais de uma quadrilha agindo na cidade e conforme sua observação, “Muitos destes criminosos demonstram um nível muito grande de especialização neste tipo de crime”. Farabello corrobora com o pensamento do Delegado Dr. Anderson de que dar o flagrante no momento da ação é algo difícil.

Farabello garante que não tem faltado empenho dos agentes de segurança 

Além disso, segundo ele, para efeitos de qualificação do crime, os agentes têm que ser rigorosos no cumprimento das medidas legais, dificultando o raio de atuação. “Estamos atentos à ação destes bandidos. Não tem faltado empenho de nossa parte e tenho certeza, também da Polícia Civil e da Polícia Militar. É uma questão de tempo para que possamos ter resultados concretos na detenção destes criminosos”, colocou.

 

 Delegado Dr. Anderson defende ação mais rigorosa junto aos receptadores

Compartilhe
error: