Gazeta Itapirense

Em semana mais letal, 14 mortes confirmadas em Itapira

A semana que se encerra é até o presente momento aquela que mais óbitos de pacientes da covid-19 registrou na cidade desde o início da pandemia em março do ano passado. Segundo dados da prefeitura, foram 14 no total, registrados a partir de terça-feira dia 02, quando foram anunciados 02 novos registros, elevando o total de mortes para 63.

No último boletim divulgado ontem, dia 05, o total de óbitos saltou para 75. Na quinta-feira, dia 04, foram declarados 05 óbitos em um único dia, com outros 04 apresentados na sexta, dia 05.

Em um movimento contrário, diferentemente do que vinha ocorrendo, o número de óbitos em investigação, que sempre se manteve alto desde que Toninho Bellini tomou posse no dia 1º de Janeiro, caiu visivelmente. A semana começou com 15 óbitos em investigação, e terminou com 05.

A atual administração vinha sofrendo críticas, principalmente de familiares de pessoas que faleceram com suspeita da doença e consideravam esta espera para apresentação da causa da morte do paciente um fator a mais de desconforto diante de uma situação no mínimo traumática.

Coincidência, ou não, a maior celeridade na divulgação do caso de óbitos teve início depois que A GAZETA enviou à assessoria de comunicação da prefeitura questionamento a respeito da demora para a divulgação da causa da morte. Em resposta, a prefeitura alegou que trata-se de um tipo de preocupação recorrente dentro do serviço de saúde, para que a apuração de qualquer óbito ocorrido nas instalações do Hospital Municipal, de covid, ou de outras patologias, seja realizada com o máximo rigor.

Retrospecto

O ano começou com dados relacionados ao dia 31 de dezembro de 2020, último dia de mandato do ex-prefeito José Natalino Paganini. Nenhum óbito em investigação, 52 óbitos confirmado e 2.384 casos da doença. Os óbitos em investigação chegaram no mês de janeiro ao número máximo de 11 deles no dia 27 daquele mês e terminaram o mês com 07 registros, acompanhados de 57 óbitos registrados e 2.960 casos positivos da doença (576 a mais em 30 dias).

Fevereiro terminou com 61 óbitos (apenas 04 a mais do que o fechamento dos dados de janeiro), 14 óbitos em investigação e 3.510 casos confirmados da doença. Cumpre ainda lembrar que o salto no número de óbitos e mortes neste início do mês segue uma lógica que vem se observando na maior parte do país, em especial no Estado de São Paulo, daí as medidas de retrocesso para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, anunciada na 4ª feira passada.

Compartilhe
error: