Gazeta Itapirense

Defesa Civil faz alerta a respeito de onda de calor

A Defesa Civil de Itapira cuida de gerenciar os efeitos do “veranico” que começou a atuar a partir da metade da semana passada, quando as temperaturas deram um salto, com a máxima pulando da casa dos 28 para os 32 graus positivos. A mínima que vinha oscilando entre 12 e 13 graus positivos, bateu 16 graus positivos neste último domingo (22) e deve continuar subindo, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Até quinta-feira a máxima deverá atingir – em pleno inverno – 33 graus positivos, com mínima a partir dos 17 graus. O que preocupa é a umidade relativa do ar, que teve um acréscimo nestes últimos dias, com mais de 30%. Chegou a bater na casa dos 20% na semana passada, índice que pode causar problemas de saúde, principalmente para crianças e idosos.

 

Cuidados

 

De olho nesta realidade, o comando da Defesa Civil local tem alertado à população pelas redes sociais para que de segunda (23) a quinta-feira (26) as pessoas se cerquem dos cuidados necessários, se protegendo do sol, evitando fazer exercícios ao ar livre nos períodos de maior intensidade de calor, alertando sobre a necessidade de se hidratar bem e tomar precauções como não colocar fogo em vegetação de nenhuma espécie. Sem nenhuma chuva digna do nome há quase 40 dias, somada à baixa unidade, o calor infernal, tudo isso forma a chamada “tempestade perfeita” para a ocorrência das queimadas, algo com que a Defesa Civil tem que lidar a cada ano de uma forma cada vez mais intensa.

A boa notícia é que, também segundo previsão dos meteorologistas, partir do final desta semana deve chegar à região Sudeste uma nova frente fria, podendo trazer, inclusive, chuva.

 

 

 

Compartilhe
error: