Gazeta Itapirense

“Anjo da Guarda” do Barão ajuda a cuidar dos moradores de rua

A rotina da dona de casa Adeilza Gonçalves de Araújo via de regra é bastante puxada. Moradora em Barão Ataliba Nogueira, acorda sempre de madrugada para deixar a casa em ordem e logo cedinho segue até a Fábrica de Brinquedos Estrela, onde atua como auxiliar de limpeza.

Mas é na sexta-feira de toda semana, que ao retornar ao final da tarde, que segundo ela, “o bicho pega”. Quando retorna do trabalho se entrega a uma atividade que exigem muito dedicação e boa vontade ao processar comida suficiente para preencher em média 30 marmitex, que serão entregues horas mais tarde, em pontos já conhecidos aqui em Itapira, onde costumam ficar moradores de rua.

Esta “Ação Social” – assim definida pela benemérita – teve início há cerca de três anos, quando no próprio bairro em que mora notou a presença de pessoas dormindo na calçada. “Tive um impulso em conversar com algumas delas e foi aí que perguntei se tinham fome. Diante a resposta positiva, providenciei alimentos para estas pessoas pela primeira vez”, recordou.

Assim como tivesse sido tocada por um “chamado”, Adeilza perdeu a inibição e passou a fazer contato com maior frequência com moradores de rua, estendendo sua atuação para a cidade. Passou cozinhar e distribuir marmitex. Quem conhece o trabalho realizado por ela e seus colaboradores afirma que “tudo é feito no maior capricho”.

Capricho: são processadas em média 30 marmitas, entregues todas as 6ªs feiras

Atualmente a entrega é feita sempre a partir das 18h30 de sexta-feira, quando ajudada por alguns familiares (mencionou a sogra Benedita e a filha Mariana) e colaboradores, coloca o pé na estrada e visita diversos pontos da cidade, locais onde sabe que vai encontrar moradores de rua, e faz a entrega – trabalho que consome cerca de uma hora e meia até ser finalizado antes da volta para casa.

Perguntada pela GAZETA se a Secretaria de Promoção Social fez contato com ela para saber mais a respeito de seu trabalho, Adeilza disse que essa interlocução ainda não ocorreu. A Promoção Social concentra atendimento dos moradores de rua no Centro POP, órgão que funciona no bairro Nosso Teto e que entre outras medidas inclusivas, fornece alimentação para aqueles que são cadastrados.

 

Ajuda

 

O gesto de solidariedade de Adeilza, possui, é claro, um custo, o qual, não poderia arcar sozinha se não recebesse ajuda. Costuma ser agraciada com a colaboração de alguns comerciantes, colegas da Igreja Adventista do Sétimo Dia (da qual é frequentadora), empresários, pessoas anônimas e lideranças comunitárias como é o caso do vereador Donisete Briza, que sempre procura uma forma de dar uma força para dona Adeilza. “Acompanho esse trabalho desde que ela começou a fazer as entregas. A gente procura, dentro das nossas possibilidades, atrair a ajuda de outras pessoas para que ela dê continuidade”, comentou o vereador.

Quem quiser dar uma força para Adeilza, pode entrar em contato pelo telefone (WhatsApp) (19) 9 7120 2790.

Adeilza pilotando seu fogão: Ação Social recebe apoio da comunidade

 

 

Compartilhe
error: