Gazeta Itapirense

Defesa Civil controlou incêndio de grandes proporções na zona rural

Durou pouco a trégua na ocorrência de queimadas na cidade. Exatos cinco dias depois da chuva que caiu na quarta-feira passada (28), com quase 12 milímetros de intensidade. Na noite deste primeiro de agosto, uma guarnição da Defesa Civil foi deslocada até a região do Soares, zona rural do Município, a fim de atender uma ocorrência que teve como epicentro a Fazenda Santa Escolástica.

Conforme informações colhidas pela reportagem da GAZETA, o comunicado chegou à sede da Defesa Civil por volta das das 19h00. Menos de meia hora depois a equipe composta pelo encarregado Santos e os agentes Luciano e Carvalho já estava posicionada na área atingida.

Segundo Santos, a situação encontrada era bastante complexa, dada a intensidade e também o prolongamento das chamas, cuja área por ele foi estimada em mais de um quilômetro de extensão. A operação toda demandou quase três horas para que o fogo fosse contido. “As chamas eram grandes e intensas. Utilizamos como estratégia no combate do fogo o uso de jatos de água a uma distância de aproximadamente 30 metros, isolando os focos”, descreveu o encarregado.

A vegetação seca, aliada ao vento complicaram ainda mais as coisas para a equipe. Uma grande área acabou, ainda sim, sendo atingida, inclusive uma reserva de mata nativa.

Imagens feitas pela equipe que atendeu a ocorrência mostra a intensidade das chamas

Compartilhe
error: