Gazeta Itapirense

Crise na saúde será abordada na tarde de hoje, com transmissão pelo Facebook

Autoridades de Saúde do município pretendem dar um melhor esclarecimento para a população na tarde desta terça-feira, sobre os problemas enfrentados no atendimento do setor, que sofre uma sobrecarga, com a realização de uma live que será transmitida ao vivo pela conta da prefeitura no Facebook a partir das 18h00. Não diferentemente do que vem ocorrendo na maior parte dos municípios do Estado de São Paulo, Itapira sofre com uma nova escalada no número de casos da covid neste início de ano, agravada com o espalhamento da gripe comum.

O boletim de ontem, segunda-feira, 10, trouxe 62 novos casos de covid, contagem referente ao final de semana. Agora, em dez dias de 2022, são 203 novos casos confirmados, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando foram computados 105 casos.

A situação está particularmente tensa no atendimento do Pronto Socorro do Hospital Municipal. Com falta de médicos e com caso de profissionais afastados por causa da gripe de da covid, o atendimento segue pressionado como há muito tempo não se via. A GAZETA apurou que o total de atendimento tem ficado acima dos 300 nos últimos dias.

 

Constrangimento

 

Este tipo de situação tem gerado situações onde a indignação das pessoas se transforma em constrangimento a profissionais da saúde. Circula pelas redes sociais um vídeo mostrando um suposto abandono de plantão por parte de um médico que dava atendimento na noite de ontem no Hospital Municipal. Ele foi abordado de forma ríspida por pessoas que aguardavam atendimento. A pasta da saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Todos estes assuntos deverão ser abordados durante a Live. Um dos participantes, o advogado Cristiano Florence, presidente do Conselho Municipal de Saúde informou que muitos temas sensíveis deverão ser abordados no encontro que vai contar ainda com as presenças do secretário de Saúde Vladen Vieira e do médico Marcelo Cesto, coordenador do Comitê local de combate à covid.

Será a primeira vez que o presidente do Conselho de Saúde participa de uma Live desde que este sistema de comunicação direta com a população começou a ser utilizado em abril de 2020. “O convite foi feito via secretaria de Saúde. A participação popular é um dos pilares do SUS e o conselho tenta cumprir essa função”, justificou.

 

 

 

Cristiano Florence, do Conselho Municipal de Saúde, faz sua estreia nas Lives

Compartilhe
error: