Gazeta Itapirense

‘Coluna Chapa Quente’ – 22 de abril de 2020

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

É o rei… – E não é que o prefeito Toninho Bellini ficou todo prosa com o novo Aterro Sanitário? Ele chegou, pegou a coisa pronta, tomou algumas medidas que ele deveria tomar por ser prefeito e ser responsável pela destinação correta dos resíduos sólido, mas já está se achando o “rei da cocada preta”.

Deve continuar – Em primeiro lugar, é preciso dizer que o prefeito não faz nada mais do que a sua obrigação, cuidar para que o segundo aterro continue recebendo os resíduos sólidos do município de forma sustentável e contínua. Tudo o que ele fizer, nesse sentido, merecerá aplausos.

Será? – O problema é Toninho Bellini conseguir convencer os ambientalistas da cidade de que ele continuará se preocupando com a vida do segundo aterro. O histórico dele não ajuda.

Nada bom – Para quem não se lembra, Itapira estava bem na fita em termos de aterro e dos cuidados com meio ambiente. Em oito anos, Toninho Bellini levou o aterro à condição de “interdição” e a classificação do município, no quesito meio ambiente, despencou.

Lixão – Como se não bastasse ter transformado o aterro sanitário de Itapira, um dos mais elogiados do estado, a administração bellinista começou a jogar lixo em uma área que era particular, sem autorização, sem qualquer cuidado com o meio ambiente, retornando ao município o execrável lixão a céu aberto.

Nem é bom pensar – Não fosse o prefeito Paganini arregaçar as mangas e contar com a ajuda do deputado Barros Munhoz, nem é bom imaginar em que patamar Itapira estaria hoje em termos de descarte dos nossos resíduos sólidos.

Solução – E o que Paganini e o deputado Barros Munhoz fizeram? Primeiro tiveram que resolver vários problemas de licenciamento travados pelo descuido. Depois elaboraram e aprovaram os projetos. Conquistaram uma área adequada e construíram o segundo aterro, dentro dos padrões estabelecidos.

Bicharada na rua – Tá chovendo reclamação pelos quatros cantos da cidade em relação à bicharada solta pelas ruas. Se já não bastasse cavalos e gado, agora deu pra aparecer porcos também ‘pastando’ pelas ruas e calçadas do município.

Patrulha no fim? – Vale destacar que a atual administração parece que não tá dando muita atenção para o meio ambiente, basta ver que a famosa Patrulha Ambiental está sendo desmantelada.

Minguando – Criada na administração Paganini, a Patrulha esteve sempre à frente do comandante Rogério Oliveira, que precisou ser exonerado no fim de 2020 por ser comissionado. Além de Oliveira, uma outra agente saiu da corporação, restando apenas uma pessoa pra correr toda a cidade.

Evaporou – Rumores dão conta de que a Renault Duster usada pela Patrulha Ambiental teria sido retirada da corporação e mandada sabe-se lá pra onde.

Velha rotina – A tentativa de apagar conquistas das duas administrações do ex-prefeito Paganini já virou mania por parte de Toninho Bellini e sua trupe.

Os Trapalhões voltaram – A sessão na Câmara dos Vereadores da semana passada foi na verdade uma forma de abafar o áudio da vereadora Beth Manoel sobre os perueiros. No tal áudio ela fez duas afirmações bizarras e inaceitáveis: que os vereadores não tem o trabalho nem ler o que assina e que quem manda na Câmara é o prefeito Toninho Bellini. Bem interpretado, o áudio classificou os ‘nobres’ vereadores como ‘carimbadores malucos’, aproveitando a música do saudoso Raul Seixas.

Vai entender – Já os ‘nobres’ que arriscaram se defender, se enrolaram mais ainda. Essa legislatura tende a ser a pior da história da cidade. Tomara que não.

Compartilhe
error: