Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 08 de junho de 2021

 Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

A César…

O prefeito Toninho Bellini, dentro da saga oposicionista doentia, a despeito dos interesses do povo itapirense, insiste em repudiar a ajuda do deputado Barros Munhoz. Como nem tudo ele não pode dizer não, o jeito é usar a arte das artimanhas para tentar apagar o que o deputado conseguiu a duras penas.

… o que é de César

A tática é antiga. O affair Poupatempo não foi o primeiro e nem será o último. Para quem não se lembra, o uso de artimanhas vem desde o primeiro mandato. Quem não se lembra, por exemplo, da ETEC, do novo prédio do SESI, do SAMU, dos asfaltamentos de várias estradas rurais… Bellini queria em minutos levar a fama depois de Munhoz batalhar anos a fio!

Contra fatos não há argumento

Documentos e matérias jornalistas mostram quando e o quanto o deputado Barros Munhoz batalhou para que Itapira tivesse um Poupatempo. Conquistado, foi às redes sociais compartilhar com a população itapirense. Horas depois, Toninho Bellini, na maior desfaçatez do mundo, chamou para a si a conquista, dizendo que o Detran estava atendendo uma solicitação dele.

Só para quem pode!

Não se sabe onde nasceu a má fé. Seria do próprio prefeito ou do seu Secretário Especial para Assuntos Aleatórios ou dos dois? O referido secretário publicou um vídeo em agosto do ano passado, não só atestando o pedido de Munhoz para instalação do Poupatempo para Itapira, como apostou que Itapira jamais receberia tão importante aparelho de atendimento ao público. Logo, ignorância, não pode ser alegada.

E para quem não pode…

Segundo as más línguas palacianas, o prefeito Toninho Bellini, ao ser comunicado, como é de praxe protocolar, sobre a transformação do posto do Detran em Poupatempo, mas que era um pedido do deputado Barros Munhoz, pensou em não aceitar. Foi convencido de que seria um tremendo tiro no pé, tentou tirar Munhoz da jogada. Saiu garimpando deputados, conseguiu a cumplicidade do federal Junior Bozzella.

Não deixou pedra sobre pedra

Nesta segunda-feira, enquanto Toninho Bellini se dirigia a São Paulo, com o deputado Bozzella a tiracolo, o presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani Neto, veio a Itapira, confirmou a unidade do Poupatempo em nossa cidade, atendeu a imprensa, falou dos benefícios dessa conquista, esclareceu o trabalho do deputado Barros Munhoz e voltou para a cerimônia em São Paulo, onde um grupo de cidades assinaria o convênio.

Queria dar o famoso chapéu…

Toninho Bellini, desprezando a força política do nosso Deputado e acreditando na do deputado Bozzella, foi ao Palácio dos Bandeirantes na esperança de sacramentar o Poupatempo, sentou-se ao lado dos prefeitos das cidades de Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.

Toninho, de novo na contramão …

A comitiva itapirense ficou esperando Itapira ser anunciada, chamadas em ordem alfabética, depois de Ilha Solteira, os pescoços se esticaram e Bellini se postou em pé, na expectativa de ser Itapira a próxima. Chamaram Itararé, Jaguariúna e assim por diante … Itapira será oficialmente anunciada nesta quinta-feira, às 10 h, em Mogi Guaçu, no trevo da Roseira, juntamente com o anúncio da recuperação da SPI 177/342.

Além da mentira, oportunismo…

Uma coisa é o prefeito lutar para conquistar benefícios para a cidade, o que não faz nada mais do que a sua obrigação; outra coisa é o prefeito aproveitar as boas regras de civilidade política, tirar fotos e depois alardear conquistas não conquistadas, na tentativa de tirar do verdadeiro batalhador os louros do trabalho realizado.

Não precisava de nada disso!

Toda e qualquer conquista para o município passa, invariavelmente, por duas fases: a da conquista – quase sempre uma verdadeira batalha, que requer garra, paciência e prestígio – e a da realização – depois que a conquista é viabilizada. A primeira depende sempre de um deputado forte, a segunda, da administração municipal. Prefeito inteligente é aquele que sabe conciliar as eventuais desavenças políticas. Afinal, o que interessa é fazer o melhor para a população. Ou não?

Estrada Itapira-Mogi Guaçu

Nesta quinta-feira, 10, será lançado o início das obras de remodelação total da estrada Itapira-Mogi Guaçu. Além do Deputado Barros Munhoz, são esperadas as presenças do governador, João Dória; do vice-governador, Rodrigo Garcia; do secretário de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto; do presidente de Detran Ernesto Mascellani Neto; prefeitos; demais autoridades estaduais e regionais. Na oportunidade o Poupatempo de Itapira será anunciado oficialmente.

E agora?

Os opositores do deputado Barros Munhoz que torciam contra as melhorias da Estrada Itapira Mogi Guaçu ficaram extremamente tristes com a notícia de que a SPI 177/342 será totalmente remodelada ao custo de R$ 85 milhões. O contrato foi assinado, os recursos reservados, as obras começam nesta semana.

Luta com final feliz

Achar que demorou muito tempo para o governo do Estado finalizar o processo para a recuperação da Itapira Mogi Guaçu é fruto da ignorância de quem não sabe o quanto outras estradas estão esperando pelos mesmos tipos de serviços e investimentos, solicitados por outros deputados, inclusive, não muito longe daqui. Quem pesquisar, verá que a Itapira-Mogi Guaçu é exceção.

Compartilhe
error: