Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 05 de Maio de 2021

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

Alerta – Como a coluna antecipou na última edição, colocando as más intenções do PL 030/2021, o assunto ganhou as redes sociais com manifestações do deputado Barros Munhoz, do PSOL e do Sindicato dos Servidores Municipais. O bafafá está armado e o caldo vai engrossar.

Entrega – Afinal, o que há de tão ruim nessa iniciativa desastrosa do Toninho Bellini? Trata-se da entrega total de todos os serviços públicos para a inciativa privada: das escolas municipais ao Hospital Municipal, passando pelas UBS, pela Vigilância Sanitária, Pronto Socorro, Atendimento Odontológico, Programa Saúde da Família…

Portal da corrupção – A Educação e a Saúde, por exemplo, passariam a ter componentes mais importantes do que ensinar e curar as pessoas. Em primeiro lugar virão o lucro, o desvio de dinheiro público, a corrupção…

Inocência ou conivência – Alguns vereadores, talvez a maioria, estão mais uma vez se mostrando totalmente desconectados da realidade manifestada nos desejos palacianos. Há quem questiona eles dizem que a iniciativa privada, ao incorporar os serviços públicos, oferecerá mais qualidade e eficiência.

Falha dos servidores? – Os vereadores que na hora do voto buscam desesperados o apoio dos servidores e seus familiares, ao dizerem que só a iniciativa privada poderá melhorar a qualidade dos serviços prestados aos itapirenses, por tabela, dizem que o problema é a ineficiência dos funcionários públicos.

Essa é a diferença! – Acontece que, e os vereadores sabem disso, Itapira está entre os municípios que oferece os melhores serviços públicos do Estado de São Paulo. Todos os setores muito bem estruturados. O servidor público tem compromisso com o povo.

Conversa fiada – Para verificar se tem vereador que ainda acredita em conversa mole para boi dormir, basta perguntar-lhe quais cidades brasileiras que optaram pela entrega de serviços públicos às OS’s e passaram a oferecer serviços melhores de forma sistemática e constante. Ninguém conseguirá responder de forma firme e convincente. Tente!

Tiro e queda – Por outro lado, se a pergunta direcionada ao vereador for: qual é a prática corriqueira das organizações sociais que abocanharam os serviços públicos no Brasil? Eles com certeza saberão responder, pois todos os dias elas estão no noticiário, envolvidas em escândalos de corrupção.

Essa não! – O perigo será depois de responder o que ele sabe, dizer que as “OS’s” aqui serão honestas; ou que aqui será tudo diferente; ou que aqui elas serão monitoradas diuturnamente; ou que aqui em caso de falha nos serviços ou de desvios, elas serão destituídas. Esse vereador nada mais fará do que repetir o que os vereadores das cidades saqueadas disseram antes das investigações da PF e do MP.

Imoral – A presidente do sindicato dos servidores disse em sua Live, que caso o imoral PL 030/2021 seja aprovado, não importará quanto tempo demorará para que as “OSs” tomem conta de Itapira, mas haverá o dia em que o prefeito, com a caneta na mão, selará o destino dos servidores e de todo o povo itapirense.

Fim do concurso público – Olha que interessante, pelo projeto, nenhum servidor atual perderá o emprego, ele será disponibilizado imediatamente para as respectivas “OSs” qualificadas pelo prefeito. Daí em diante, não haverá mais concursos, apenas processos seletivos onde os aprovados poderão ser demitidos com ou sem motivo, em qualquer tempo.

Sem compromisso – Depois de aprovado o PL 30/2021, a entrada de pessoas estranhas no comando dos serviços públicos e essenciais de Itapira será livre e desimpedida, não precisará de autorização legislativa, nem de discussão dos vereadores e muito menos com a população. Isso não dá a impressão de que o prefeito Toninho Bellini está cobiçando as ideias ditatoriais.

E o Fundo de Pensão – Apesar da corrupção e da precarização dos serviços públicos previstas, é preciso questionar o que será o futuro do Fundo de Pensão dos Servidores Públicos? Sem novos servidores concursados, o Fundo deixará de acrescentar novas contribuições. Chegará o dia em que não haverá mais caixa para garantir a aposentadoria pública de ninguém… E como ficarão os aposentados, então?

Começou o chororô –  A presidente do sindicato dos servidores, Cristina Gomes, disse que ela chorou quando o SAAE foi entregue à SABESP e que agora o choro será imensamente maior caso o PL 30/2021 seja aprovado ao saber que a cidade inteira será entregue para a iniciativa privada. Faltou dizer que a entrega será para empresas montadas de última hora, que o SAAE foi possível de ser recuperado, que com essa lei e com os contratos draconianos propostos pelas OS’s, dificilmente Itapira se livrará dessa cruz, tão cedo.

Vai vir à tona – Itapira ficará escandalizada quando descobrir onde esse PL 30/2021 foi originado, quem foi o menino de recado que colocou a “coisa pronta” na mesa do prefeito e quais foram os argumentos usados para convence-lo a dar andamento rápido, sem muita discussão.

Boiada – O prefeito Toninho Bellini parece ter seguido o conselho dado pelo Ministro Ricardo Salles durante uma reunião, quando ele disse: “nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de COVID e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. ” Alguém duvida?

Em pratos limpos – O deputado Barros Munhoz foi o primeiro a dar o alerta para a gravidade da proposta do PL 030/2021 e da sua aprovação do jeito que ele está. Hoje, quarta-feira, 5, a partir das 17h, nas redes sociais, ele fará um pronunciamento impactante sobre o assunto.

Compartilhe
error: